terça-feira, 26 de abril de 2011

Páscoa


Texto: Êxodo 12:01-28

Hoje como sabemos é o dia da comemoração da páscoa, onde as famílias se reúnem na hora do almoço para comer o famoso bacalhau, onde as crianças esperam ansiosamente pelo seu ovo de páscoa, enfim...A páscoa, como tantas outras festas bíblicas “comemorativas” têm deixado espaço para a reflexão e preocupação de outras coisas além de seu verdadeiro simbolismo, onde a maioria das pessoas estão preocupados em comprar o ovo de páscoa com o brinde dentro para as crianças, ou o ovo trufado, ou estão atrás do melhor bacalhau para o almoço, e por quantas vezes somos levados por estes tipos de preocupações e nos esqueçemos, deixamos em 2º plano o verdadeiro significado da páscoa, que vai muito além de ovos e coelhos e bacalhau.

Páscoa é a comemoração da ressureição de Cristo e é dada como um memorial de que um dia pelo sacrifício de Jesus fomos tirados de baixo da escravidão do pecado e por isso hoje somos libertos.

Segundo o Novo Testamento, Cristo é o sacrifício da Páscoa. Isso pode ser visto como uma profecia de João Batista, no Evangelho de João: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29) e uma constatação de Paulo "Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado." (1Co 5:7).
Jesus Cristo então é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus que foi imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado.
Como Jesus ressuscitou num Domingo, surgiu a prática de os Cristãos se reunirem aos domingos (literalmente, Dia do Senhor), e não aos sábados, como fazem os judeus (sabbath).

Embora o nome Páscoa derive da palavra hebraica PESSACH (= passagem), a festa cristã da páscoa que conhecemos hoje está muito longe do Pessach descrito na bíblia.

Segundo os costumes modernos da páscoa que conexão tem colombas pascais, ovos de chocolate e coelhos com a ressurreição de Jesus o Messias? Obviamente que a resposta é: Absolutamente nada!

Hoje vamos conhecer o verdadeiro significado desses simbolismos que são tão celebrados na páscoa de hoje, mais para isso precisamos saber a origem da páscoa romana.

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra à uma deusa chamada Ostera que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos.
Tinha ligação também com uma deusa chamada Ishtar que tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.
Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no começo do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa.

A origem moderna da "Colomba pascal", um bolo feito em forma de cruz, é suficientemente explicada em Jer. 7:17-18; Porventura não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.

O hábito de dar ovos de verdade também vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.
Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Tentar roubar a glória de Deus é a luta constante do diabo e, para tal, usa dos mais diversos meios. Em relação ao mover libertador de Deus (páscoa), o inimigo apresentou ao mundo uma série de costumes e práticas pagãs, que imediatamente foram cristianizadas e incorporadas. Para comemorar a Páscoa, Coelhos e ovos de chocolate! Muitos desconhecem ou desconsideram a simbologia que os sustentam; são várias lendas, todas apontam para o fato de serem instituídos para louvor dessa determinada divindade; isto é o suficiente para que sejam eliminadas do arraial dos santos.
O diabo chegou ao extremo de colocar um coelho, animal listado entre os impuros, lado a lado com os porcos e outros. “Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.” Lv 11.6 , como representação do Senhor Jesus (o cordeiro).

É tempo da igreja de acordar para a voz do Espírito Santo e permitir a sua ação, limpando o acampamento, para que haja paz no meio do arraial. Fechar as porta para o diabo e suas estratégias, santificar as nossas casas e as nossas vidas com o sangue do cordeiro é uma ordem do Senhor Deus.

PÁSCOA É TEMPO DE RECOMEÇO!!!
Com a páscoa entende-se também o início de novos rumos, de uma nova caminhada em direção a uma vida consagrada e santificada no altar do Senhor, pois a primeira páscoa foi instituída no mês de Nisã, que era o primeiro mês do calendário sagrado dos Judeus, era o início de tudo, A PÁSCOA É O INÍCIO DE UMA NOVA VIDA COM O SENHOR.

Vemos em Êxodo que a páscoa foi instituída por Deus para o seu povo, Israel, e que ela deveria ser celebrada continuamente pela congregação, vemos Jesus junto com seus discípulos celebrando a páscoa. (Mateus 26:17 – 20) e nós como Israel espiritual do Senhor, também devemos celebrar a páscoa espiritualmente não só por um dia do ano, mais devemos nos lembrar todos os dias de que um dia o Senhor também nos tirou da escravidão do Egito e nos trouxe para a sua maravilhosa luz.

Hoje é dia de fazermos a nossa travessia, a nossa passagem de um estado de conforto e de escravidão para a liberdade para a qual o Senhor nos chamou.

Muitos de nós ainda estamos presos em determinadas prisões, onde o pecado ainda domina em algumas áreas das nossas vidas, precisamos lançar mão do pecado que tanto nos escraviza e não conseguimos dominar para que possamos viver a liberdade que Cristo nos proporcionou com o seu sacrifício naquela cruz.
Nós, os servos de Deus, fomos alcançados pela Sua misericórdia e libertos da escravidão do pecado.
 Romanos 6:17-23

Vivemos nesta terra como retirantes estrangeiros, aguardando o momento de partimos em definitivo para a pátria celestial e estarmos eternamente com o Rei dos reis. Nesta jornada em direção aos céus é muito importante manter-nos isentos das práticas e costumes comuns ao homem natural e firmes na obediência à vontade de Deus; superando as muitas lutas, tentações e provações.

O Senhor afirma: “... o mundo inteiro está debaixo do poder do diabo.”(1Jo 5.19)

O diabo têm governado este mundo e dita as regras, os resultados comprova-se na falta de amor e nas barbaridades que os homens cometem entre si; nas loucuras praticadas contra Senhor; e na igreja que aos poucos vai assimilando e cristianizando práticas pagãs, é o inimigo minando as forças, afastando o homem do Senhor.

A Páscoa é uma comemoração muito importante na nossa vida, ela é sinônimo de libertação, de passagem, de um novo tempo nas nossas vidas, tempo de viver o que Deus sonhou e planejou para nós, mais para isso, precisamos antes nos purificar dos nossos pecados, precisamos ser marcados com o sangue do cordeiro.

É tempo de recomeçar, nada está perdido, com Deus, nunca é tarde demais para um recomeço. O Senhor é longânimo e cheio de misericórdia. Ele têm uma nova história para aqueles que entregam as canetas de suas vidas nas mãos dele. Ele tem uma vida não de escravidão, cheia de regras, de isso pode e isso não pode fazer, uma vida com Deus é muito mais do que religião, é muito mais de usos e costumes. Viver uma vida com Deus é ter uma vida em abundancia, onde o pecado não mais te domina, onde as fraquezas desse mundo não mais te dominam, onde você é livre para fazer a sua escolha de vida onde só há duas opções, uma vida em abundância ou uma vida amargurada, uma vida de solidão, uma vida vazia, sem propósito.
Hoje o Senhor está te dando a oportunidade de viver uma nova vida ao lado daquele que te chama para a sua maravilhosa luz.
È tempo de deixar de ser escravo do pecado, escravo dos seus sentimentos, escravo de homens, hoje o Senhor te chama para a liberdade.

Porque se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!

Deus Abençoe!   
Pra Potira Freitas    

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O QUE DEVO FAZER HOJE?



- Mateus 6:25-34
         Estamos sempre debaixo da pressão de produzir, de conquistar nesta terra, de dar o melhor para nossa família e a nós mesmos. Sempre preocupados se teremos um futuro seguro e por esta preocupação vivemos um hoje stressante, com muita ansiedade. E muitos acabam perdendo aquilo de bom que Deus proporciona no dia de hoje.
         Após Jesus falar sobre não acumular tesouros na terra, mas no céu. E falar sobre não como agradar a dois senhores (Deus e riquezas), Ele nos traz uma reflexão sobre esta ansiedade pela vida que produz em muitos a calvice, gastrite e outros males. Em 1 Pedro 5:7 a Palavra nos ensina a lançar sobre o Senhor as nossas ansiedades, pois Ele tem cuidado de nós.
         Mas como isto é difícil com a pressão do nosso cotidiano. O segredo está na confiança que temos em Deus, pois como diz nesta passagem de Mateus se Deus veste a erva do campo, quem dirá o que ele fará com os homens? Não devemos nos inquietar com o nosso futuro, cabe a cada dia o seu mal. Muitos declaram que o amanhã pertence a Deus, mas será que confiamos que Ele cuidará bem do nosso futuro?
        
- Tiago 4:13-17
         Nós não sabemos o que há de nos suceder no dia de amanhã, por isto Deus quer que vivamos intensamento o nosso dia de hoje. Ele foi criado para que nos regozijássemos nele. Recebemos presentes todos os dias e muitas vezes não aproveitamos aquilo que Deus nos dá.
         O Senhor não condena o planejamento, a administração das nossas vidas, mas isto não deve roubar a nossa paz e produzir a ansiedade. Temos que aproveitar e comemorar a cada momento (Eclesiastes 5:18-20).

- Lucas 10:38-42
         Marta e Maria eram duas mulheres que amavam ao Senhor. Ambas queriam servir a Jesus, mas Maria escolheu a melhor parte. Marta queria servir a Jesus, mas estava agitada, inquieta, e estava perdendo os ensinamentos que Jesus trazia em sua casa. Esta história pode ser comparada a de um pai, que por vontade de dar o melhor a sua família, trabalha tanto que não vê o crescimento de seu filho, não ama a sua esposa e o tempo passa tão rápido que ele não consegue desfrutar das bençãos da sua família, pois estava muito ocupado e preocupado.
         Quantos de nós não estamos “ligados no automático”. Vivendo em busca daquilo que desejamos ser amanhã, mas nos esquecendo daquilo que somos hoje. Então muitos vão à igreja pois tem uma escala a cobrir, oram pelas pessoas pois isto é uma tarefa que tem na obra, mas não ouviram uma palavra se quer de Jesus, pois estavam atarefados.
         Quando vivemos nesta condição o culto se torna um fardo, ir pra igreja é um peso, parece que Deus não fala mais, que não sentimos o Espírito Santo, mas na verdade nós que estamos preocupados com outras coisa e não escolhemos a melhor parte.
         Pouco é necessário fazer, e Maria fez isto. Ela se assentou aos pés do nosso mestre e aprendia com tudo aquilo que ele falava, e isto não lhe foi tirado.
         O trabalho deve sim acontecer, na vida e na obra de Deus. Mas precisamos entender que antes de sermos trabalhadores da obra, somos filhos de Deus, e podemos desfrutar de Sua presença e Seu amor.
         Adore hoje, se embriague do Espírito hoje, ame hoje, perdoe hoje, seja feliz hoje, ouça a voz de Deus hoje. Viva o dia que Ele preparou para você intensamente.



         Para o dia de hoje eu escolhi amar a Deus!

Pastor Tarcisio Freitas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

DEUS NOS FAZ PESSOAS MELHORES


- João 15:1-8
         Nós somos comparados à varas de uma videira, que somos constantemente podados para que demos mais e mais frutos que glorifiquem ao Pai. O fruto em nossas vidas é o que aponta aquilo que realmente somos, é o que testemunhamos que mostra de onde nós somos . E qual o segredo para darmos estes frutos? O versículo 4 nos responde esta pergunta. Estar em Cristo, isto é fundamental para darmos os bons frutos. Se estamos em Cristo nós somos transformados no nosso caráter e nos parecemos com Ele.
         Não podemos cair no engano de achar que a única coisa que Deus quer fazer em nossas vidas é nos dar a salvação. Ele quer mudar o nosso interior, nos fazer pessoas mais amáveis e porque não dizer educadas. Pessoas que saibam se relacionar e nestes relacionamentos demonstram a transformação que sofreram pela Palavra de Deus.
         Cada vez cresce o número de igrejas neste país, mas precisamos também deixar que Deus transforme nosso caráter. Pois muitos cristãos tem afastado vidas da igreja, pelo seu mau testemunho lá fora. Muitas pessoas não vão a igreja em função dos grandes escândalos que a cercaram. A bíblia diz que era impossível que eles não viessem, mas ai daquele por quem vierem. (Lucas 17:1).
         A igreja primitiva que viveu poderoso mover do Espírito Santo e que embora não fosse perfeita é um grande modelo de igreja tinha um exemplo de conduta de convivência.
- Atos 2:46-47
         O mover do Espírito Santo não quer trazer para nós apenas sensações, arrepios ou experiências sobrenaturais. O mover nos transforma, muda nosso caráter, nos traz de volta a imagem e semelhança de Deus, nos faz parecido com nosso Senhor Jesus. A falta de caráter pode matar a unção que existe na vida de um homem.
         Como cristãos não podemos ser os mais detestáveis, os mais dificéis de se lidar, embora ainda estejamos em constante tratamento, nós precisamos andar e viver de modo que condiz com a Palavra. Não podemos ainda fazer mal uso da Palavra, que diz em seríamos odiados pelo mundo e em Mateus 10:36 que teríamos inimigos e seriam dentro de nossa casa, isto acontece sim com a maior parte se não com todos os cristãos, é uma consequência de uma fé inabalável que caminha na contra-mão do que é pregado neste mundo. Mas devemos pensar porque somos odiados do mundo, porque amamos a Deus e não largamos a isto por nada? Ou porque somos pessoas insuportáveis, de difícil relacionamento e convivência e nos escondemos por de trás desta Palavra. Precisamos nos avaliar, nos examinar, pois nem tudo é perseguição ou culpa do diabo. Muitas vezes somos nós que ainda precisamos mudar em algumas coisas.

- Gálatas 5:16-26
         Se estamos na videira verdadeira, cheios do Espírito Santo, devemos avaliar o que temos gerado: as obras da carne ou o fruto do Espírito?
         Diferente das “obras” da carne o Espirito produz um único fruto que tem diversos “gomos”, mas que não se separam ou dividem, que aparecem naturalmente na vida de quem é conduzido pelo Espírito Santo.

         O versículo 6 de João 15, diz que se não estivermos no Senhor seremos lançados fora. Isto nos faz lembrar a parábola do joio e do trigo, dita por Jesus.
- Mateus 13:24-30
         Quanto mais trigo cresce a favor do reino de Deus, crescerá também o joio no meio. Infelizmente dentro da igreja é onde encontramos muito lobos vestidos em peles de cordeiros. Dizendo ser de Deus, mas com um coração totalmente contaminado e com intenções malígnas.
         Jesus traz a explicação desta parábola e nos mostra que o significado desta história.
- Mateus 13:36-43
         Alguns podem se perguntar, porque não tirar logo o joio do meio do trigo? Pois somente o Senhor tem capacidade de julgar e discernir o que o joio e o que é trigo. Jesus disse para que deixasse que eles crescessem juntos até o dia da colheita. O homem pode cometer erros neste julgamento e na hora de tirar o joio arrancar também o trigo. Para nós homens acredito ser a chance que Ele nos dá e sua grande vontade de que todos se convertam. Ele irá discenir e comandará esta colheita. Que nossos frutos demonstrem aquilo que somos, filhos do reino.

        



         Transforma-nos Senhor, segundo a Teu caráter.
Pastor Tarcisio Freitas

terça-feira, 5 de abril de 2011

A PALAVRA DE ORDEM É EVANGELISMO

- Mateus 24:3-14
    Todos sabemos que a vinda de Cristo está muito próxima. Os sinais apontam e mostram que o grande e esperado dia está para acontecer. São desastres naturais, catástrofes, escândalos no corpo de Cristo, o amor de muitos se esfriando.
    Por estes e outros sinais aguardamos em breve Sua volta. Mas não sabemos exatamente o dia e nem a hora, nem cabe a nós descobrir isto.
    O nosso papel além de guardar nossa salvação é o de evangelizar. Nós temos da parte de Deus uma ordenança para realização desta tarefa (Marcos 16:15).
    Para que Jesus volte a Palavra precisa ser pregada até os confins da terra. A pregação do evangelho não se trata de uma opção que fazemos na vida com Deus, é um comissionamento.

- II Timóteo 4:1-5
    Assim como Timóteo foi instruído por Paulo, nós também devemos pregar a tempo e fora de tempo, cumprir o papel de um evangelista. Nós temos em nossas vidas uma grande missão.
   
Mas será que temos feito isto?
- Dos 24.000 povos grupos étnicos) no mundo, 8.000 povos ainda não foram alcançados, isto é, (33,33%).
- Há 6.809 línguas faladas no mundo, 333 (5%) tem a Bíblia toda traduzida; 1.140 (17%) trechos da Bíblia; 500 (7%) têm o Novo Testamento traduzido; 335 (5%) quase extinta e 4.500 (66%) nada da Bíblia traduzida.
- Espanha - 8.095 cidades. Em 7.540 delas não há uma Igreja evangélica. O índice de evangélicos é de apenas (0,22%).
- Nas terras bíblicas, berço do evangelho, hoje é proibido falar de Jesus. Proibido vender Bíblia, proibido construir templos. Os cristãos são perseguidos e mortos.•
- Dos 251 povos indígenas brasileiros, 118 ainda não têm missionários.
- Ainda existem países que não possuem nenhum crente nacional conhecido. Entre eles estão Arábia Saudita, Saara Ocidental, Ilhas Maldivas e Catar.
- Das 600.000 cidades e vilas na Índia, em 500.000 ainda não tem obreiros cristãos.
- Na China ainda existem 500.000.000 de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus.
- Acredita-se que morrem 85.000 diariamente no mundo sem nunca terem ouvido falar da salvação em Jesus.
Fonte: Site Missões Ide.
- Romanos 10:13-15
    As vidas esperam pela pregação do Evangelho. Os campos estão preparados para a ceifa, mas faltam os trabalhadores. A criação espera a manifestação dos filhos de Deus ( Romanos 8:19).
    Aonde está a motivação dos cristãos? Aonde estão os pregadores da Palavra? O que acontece com muitos que não ardem mais em seus corações o desejo por almas? Devemos clamar por isto!!!
    Temos que nos esforçar e partir no envio do Senhor, somos encorajados assim como Josué quando recebeu sua missão (Josué 1:9). Não podemos desistir desta missão principal no reino de Deus.
- Mateus 11:12

    Estamos cansados? Desanimados? Acostumados?
    Fica para nós cristãos de hoje o exemplo de Calebe, que com 85 anos se sentiu motivado para guerrear, como quando tinha 40 anos. Não importa a nossa idade, nosso tempo de igreja, temos uma missão prioritária, pregar o Evangelho de Cristo para toda a criatura.
- Josué 14:7-11


Eu quero anunciar o Evangelho do meu Salvador!

Pastor Tarcisio Freitas

sábado, 2 de abril de 2011

Reobote Zion lança CD em Santo André



A Bola de Neve de Santo André, no ABC paulista, convida para a Balada do Rei com Reobote Zion dia 8 de abril às 20hs na avenida Gilda, 234, na Vila Gilda.

A entrada custa quinze reais e pode ser adquirida na igreja de Santo André, Diadema, São Bernardo e São Caetano.
O evento comemora o lançamento do CD "Não trago a paz, mas a espada" da banda de reggae!


Balada do Rei com Reobote Zion na Bola de Neve Santo André/SP
Endereço:
Av Gilda, 234 - Vila Gilda
Data: 8 de abril
Horário: às 20h
Entrada: R$ 15
Informações: (11) 4422-6561