quinta-feira, 23 de junho de 2011

NÃO TEM CORÉ CORÉ

 

Existe uma expressão um pouco antiga, que talvez alguns já tenham ouvido falar: “Não tem coré coré”, o significado dela é maios ou menos “não tem pra ninguém, não tem mais o que falar”. Mas a Bíblia registra a história de um homem chamado Coré, que se levanta como um rebelde no povo de Israel, contra Moisés e Arão. Então para este homem ou sentimento e atitude de rebeldia não devemos dar nenhum espaço em nossas vidas ou na igreja. Que não venha em nossas vidas esta malignidade que é a rebeldia, no reino de Deus realmente “Não tem Coré Coré”.

- Números 16:1-19
         Coré (ou Corá) pertencia a tribo sacerdotal de Levi. Era membro da família de Coate e tinha entre suas funções no tabernáculo o transporte dos objetos sagrados, como a arca. O trabalho exercido por sua família era apenas um pouco abaixo da função dos sacerdotes. Mesmo assim não contente com sua função ele se levanta contra Moisés e Arão, a fim de lhes tirar a autoridade. Acusando que eles faziam abuso da autoridade que Deus lhes havia dado, e que todo o povo podia exercer as funções sacerdotais, pois também eram santos.
         Este homem tinha uma grande influência sobre o povo, pois levanta consigo 250 homens renomados, líderes, eleitos pelo povo, entre eles Datã, Abirão e Om. Tamanha era a falta de reverência e temor que tinham aquilo que foi estipulado por Deus, que eles reclamam do deserto que Moisés os havia levado e chamam o Egito de terra que mana leite e mel, de maneira sarcástica.
         Estes questionavam a autoridade de Moisés e Arão, mas esta não foi levantada por homens mas por Deus. O próprio Moisés relutou para aceitar o chamado de Deus. Moisés então leva o problema a Deus em oração e propõe que Arão e os 250 homens tragam incenso perante o Senhor, para que Deus mostrasse quem era o seu indicado para tal serviço.
         Ainda hoje enfrentamos no corpo de Cristo problemas como este de Coré. Pessoas que se levantam contra autoridades instituídas por Deus e com sentimentos facciosos inflamam o coração de outras pessoas, levando a uma  oposição desnecessária. Uma pessoa inflamada pela rebeldia fica cega, como se estivesse enfeitiçada não recebe mais nada do que Deus fala e faz, mas procura motivos para se opor contra a sua autoridade.
- Romanos 13:1-2 / 1 Samuel 15:22-23
         A Bíblia não diz que algumas autoridades, que aqueles que concordamos são instituídas por Deus, mas todas. Tenhamos cuidado em nos opor, principalmente as coisas santas. É também compara o pecado da rebeldia com o da feitiçaria, para mostrar a gravidade que tem esta posição, que nos afasta do relacionamento com Deus. Muitas pessoas querem construir algo pra Deus debaixo de rebeldia, querem exercer a autoridade que pensam ter sem se submeter as autoridades que lhes foram concedidas. Não chegarão a lugar nenhum, pois quem está debaixo de rebeldia não ouve a voz de Deus, mas é movido por seu sentimento de divisão.
         “Mas o que importa não é agradar a Deus do que os homens?” Muitos fazem mal uso deste versículo, pois nos importa sim agradar mais a Deus, quando os homens se opõe aquilo que é de Deus. Mas isto não quer dizer que não devamos nos submeter a autoridades ou sermos agradáveis as pessoas. Pelo menos tentarmos ensinar a verdade aqueles que ainda não compreenderam.
- 2 Timóteo 2:24-26
        
         Podemos pensar em relação a submissão que o homem também é falho, inclusive a autoridade humana. Sim, com certeza, e como homens de Deus maduros devemos saber compreender isto, que todos somos pecadores e sujeitos a erros, inclusive os apóstolos, pastores, líderes, profetas. Mas qual é nossa atitude diante das situações: a oração, o jejum, a misericóridia. Ou o questionamento, a acusação, a fofoca. Vamos refletir se estamos nos preocupando com a saúde do corpo de Cristo ou se estamos contaminados por um sentimento rebelde. A rebeldia começa com um descontentamento, com questionamentos, reclamações, até virar um ressentimento, amargura que leva a ter uma atitude rebelde.
- Tiago 3:13-18
         O sentimento faccioso é uma obra da carne (Gálatas 5:20) e conforme a palavra é terreno, animal e demoníaco. O diabo sabe que ele não tem poder diante de uma igreja unida, voltade para um só propósito que é Jesus Cristo. Por isto ele investe tanto na divisão da igreja. Semeia tantas contendas, fofocas, discussões, divisões de pensamentos e opiniões. Jesus nos adverte que a casa dividida não prospera (Mateus 12:25), por isto devemos andar unidos. A igreja de Cristo precisa se unir, independente de suas divergências teológicas, administrativas, temos algo que nos une que é a salvação em Jesus Cristo.

- Números 16:20-40
         Todo o povo foi contaminado por Coré e foi à porta da tenda ver o que iria acontecer. E realmente acontece algo digno de filme. A glória do Senhor aparece a toda a congregação e Deus diz o que iria fazer diante da congregação. O povo se prostra diante de Deus com medo daquilo que iria acontecer. Então o Senhor diz a Moisés que iria consumir a todos estes homens que o desprezaram. Então a terra se abre e traga a Coré, todos os seus homens e seus bens. Sai também fogo procedente do Senhor e consome os 250 homens que oferecem incenso.
- Números 16:40-50
         No dia seguinte, mesmo depois do ocorrido, o povo murmura contra Moisés e Arão, dizendo que tinham matado o povo do Senhor. A glória do Senhor apareceu novamente e o Senhor prediz a morte de toda a congregação. Moisés fala a Arão que faça expiação diante do Senhor. Ele se põe de pé entre vivos e mortos, se colocando entre Deus e os homens e a praga cessou. Mesmo assim morreram por causa da rebeldia de Coré, 14.700 pessoas.
- Números 26:10-11
         O Senhor demonstra sua misericórdia ao poupar a vida dos filhos de Coré. Mesmo com a rebeldia do pai, eles não se contaminaram e não se juntaram neste grupo de 250 homens que se rebeleram. Eles continuaram a exercer serviço no tabernáculo, foram porteiros, guardas do templo, ministros, cantores (1 Crônicas 6:31-37 / 9:17-19). Alguns salmos da Bíblia também são atribuídos aos filhos de Coré, entre eles o Salmo 84, que mostra o zelo que tinham pelo Senhor e demonstra o agradecimento que tinham pela misericórdia concedida por Deus, preferindo estar à porta da Casa de Deus, do que permanecer nas tendas da perversidade (Salmo 84:10).
         Deus tem para aqueles que desejam o servir a honra, a vida eterna. Ainda que tentem nos influenciar com sentimentos malígnos, permaneçamos firmes e submissos a Deus e a sua vontade. Pois é Ele quem levanta, e é Ele quem derruba, conforme Sua vontade. Ao Senhor pertence o julgamento, a nós cabe nos submetermos a sua vontade e andarmos em unidade com o Seu povo, para glória do Seu santo nome.

Quero me submeter a vontade de Deus!
Pr Tarcisio Freitas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

UMA CPI EM NOSSAS VIDAS


            Sempre que assistimos um noticiário ouvimos o termo CPI. Nunca se falou tanto nisto, nunca se tornou tanta página de revista esta investigação feita pelo Poder Legislativo. Mas o que é uma CPI?
         CPI é uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo aos reclamos do povo. Na Constituição de 1946 ela foi prevista para as duas casas do Poder Legislativo: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O pedido de instauração de uma CPI no Congresso pode ser feito por um terço dos Senadores ou um terço dos Deputados Federais. A Constituição Federal exige que a CPI tenha por objeto de investigação um fato determinado, mas se no meio da investigação se descobre um fato relevante, abre-se uma nova CPI para investigar este caso. Após o recolhimento das assinaturas responsáveis e lida em plenário, ainda é necessário que os partidos que têm representatividade na Casa indiquem os membros para a comissão e, aí sim, é feita a sua instalação efetiva. Ela deve durar 120 dias, podendo ser prorrogada quantas vezes necessário.
         Com a CPI em funcionamento ela tem poderes de investigação de uma autoridade judicial, podendo: Quebrar sigilo bancário, fiscal e de dados (inclusive dados telefônicos); requisitar informações e documentos sigilosos diretamente às instituições financeiras; ouvir testemunhas, sob pena de condução induzida; Ouvir investigados ou indiciados. Algumas CPI's que marcaram o Brasil: CPI do PC Farias (que investigou denúncias próximas ao presidente Fernando Collor); CPI do Orçamento (que revelou o esquema dos chamados “anões do orçamento”); CPI do Narcotráfico e roubo de Cargas; CPI do Mensalão (compra de votos de deputados); CPI dos bingos entre outras.
         Esta investigação pode tirar do poder uma pessoa ou um grupo que está descumprindo a Lei, fazendo algo errado, “debaixo dos panos”, mas que depois da CPI tem tudo revelado. Agora imagina se Deus instaurasse em nossas vidas uma CPI? O Senhor conhece tudo o que fazemos, pois Dele nada escondemos. Mas se Ele instaurasse uma CPI em nossas vidas e fizesse uma quebra de sigilo dos nossos telefonemas, e-mails, conversas no MSN. E como Ele é o Todo Poderoso poderia também quebrar o sigilo de conversas escondidas que temos, dos nossos pensamentos, dos nossos olhares, dos nossos sentimentos, de tudo que está em oculto nas nossas vidas. Neste momento muitos gritariam “A casa caiu!!!”, pois a condenação era certa.
         Nós temos como maior exemplo a ser seguido o nosso mestre Jesus. Que em sua época na terra foi muitas vezes perseguidos por fariseus, religiosos e poderosos que tentavam encontrar em Jesus algum erro para que o condenassem.

- Mateus 22:15-22 / Lucas 14:1-6 / João 8:1-11; 10:22-42
         Estas são algumas passagens que mostram a vontade dos religiosos da época de acusarem a Jesus e matá-lo. Em todas estas passagens a tentativa deles foi fracassada, pois em nada conseguiram acusar a Jesus. Na questão do tributo, na cura de um homem no sábado, no perdão a mulher adúltera, quando interrogado por dizer ser o Filho de Deus. Na lei de Deus e na lei humana, não havia como condenar a Jesus, pois Ele é perfeito e nele não há pecado algum. Tentavam pegar a Jesus em alguma palavra, atitude, postura, mas a cada resposta de Jesus ficavam enfurecidos e sem saber o que falar, pois não tinha nada que o acusasse.
         Em 1 Pedro 1:16 ele cita o que Deus diz em sua Palavra “Sede santos, porque eu sou santo”. Devemos buscar a santidade do Senhor, a aprovação de Deus em nossas vidas. Em Antioquia os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos, talvez de uma maneira pejorativa, mas que representava a quem eles seguiam, a Cristo. Se seguimos a Cristo devemos nos parecer com Ele, ou pelo menos tentarmos parecer com Ele. E ele é Santo, quando esteve na terra não havia nenhuma condenação em seu caráter.
         Quando buscamos nos parecer com Jesus, não precisamos colocar uma capa de espiritual, porque somos transformados de dentro pra fora, a atitude cristã que temos vêm naturalmente em nossas vidas, em função da nossa caminhada com o Senhor. Não precisamos esconder nada de ninguém, podemos ser a nós mesmos, pois não nos preocupamos com a aprovação dos homens, mas de Deus que está vendo tudo aquilo que fazemos.
        
- Lucas 23:1-7; 13-23; Mateus 27:23-26
         Jesus não morreu por ser condenado, mas para cumprir o propósito de Deus. Pilatos não tinha nada para o acusar e lavando as mãos se “inocenta” do sangue do justo Jesus. Ele morreu sem pecados, mas levando em si todos os pecados da humanidade. Todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus.

         Deus quer levantar uma geração santa, que tem como adoração não um estilo de música, mas de vida. Que busca a santidade do Senhor, que deseja muito mais do que as bençãos de Deus, mas quer viver a Sua vontade. Jesus nos chama para fazer obras iguais e maiores do que a Dele, mas para isto precisamos viver pela Sua vontade. Como receberemos Sua autoridade, se não queremos ter um caráter por Jesus aprovado?
         Qual nossa motivação em buscar a Deus? O que temos feito diante do que Ele tem nos falado? É muito bom ouvir a história de grandes homens que foram usados por Deus, na Bíblia e em muitas épocas. Mas Deus quer levantar homens e mulheres dispostos a serví-lo nos dias atuais. Sejamos aprovados por Deus e assim vivamos verdadeiramente uma vida cristã, na presença do Senhor.


Santifica-nos e aprova-nos para louvor da Sua Santidade Senhor!

Pr TarcisioFreitas

domingo, 12 de junho de 2011

AONDE QUEREMOS ADORAR A DEUS?



- Êxodo 25:1-9
         Deus pede a Moisés que falasse ao povo de Israel que levasse ofertas, para que se construa um Tabernáculo, uma tenda, que seria um lugar sagrado de habitação do Senhor, onde ele manifestaria sua presença e se relacionaria com seu povo. Todos os detalhes desta construção foram direcionados por Deus, as medidas, os materiais a serem utilizados, a forma de construção.
         Esta era uma tenda portátil que conforme a núvem do Senhor se movia, o povo levantava acampamento e carregava junto este tabernáculo. Moisés estava com uma grande multidão pelo deserto. E todo o povo, dividido nas 12 tribos de Israel se acampava ao redor do Tabernáculo.
         O Tabernáculo era dividido em três partes: Átrio, Santo Lugar e Santo dos Santos (Santíssimo). Cada um destes lugares tinha sua importância e acessos restritos. No tabernáculo além do relacionamento de Deus com os homens, era o local onde o povo levava o seu sacrifício, para ser perdoado seu pecado.
         No átrio todo o israelita tinha acesso para levar seu sacrifício. Nele estavam o Altar do Holocausto, onde eram sacrificados os animais para expiação do pecado. A única forma de expiar o pecado era pelo sangue derramado neste altar. O animal levado pelo adorador era de acordo com sua riqueza (touro, cabra, cordeiro, rola, pombo). O animal não podia ter defeito e era entregue ao sacerdote para realizar o sacríficio.
- Levítico 1:1-7
         Após isto o sacerdote passava por uma pia de bronze onde lavava seus pés e suas mãos para se purificarem antes de entrar no Santo Lugar. Todos entravam pelo portão de entrada do Átrio, mas este era o único local de acesso ao povo, os demais compartimentos eram de acesso ao sacerdote e sumo sacerdote.
- Êxodo 30:17-21

         No Santo Lugar os sacerdotes se deparavam com a Mesa dos Pães da Proposição, com 12 pães representando as tribos de Israel. Os sacerdotes comiam daqueles pães. Havia também o Menorah, candelabro de ouro, que iluminava o local. Os sacerdotes trocavam o pavio e colocavam azeite para que permanecesse acesso. Outro item encontrado neste lugar era o Altar do Incenso, que duas vezes por dia recebia incenso com especiarias finas e raras e exalavam um perfume agradável que subiam ao Senhor.
         Por fim exisitia um local, com acesso permitido somente ao Sumo Sacerdote, o Santo dos Santos (Santíssimo Lugar), que era adentrado somente uma vez ao ano, no Dia da Expiação. Este local era separado por um véu.
- Êxodo 26:31-34 ; 30:10 / Levítico 16:2 / Hebreus 9:1-5
         O local não tinha nenhuma iluminação natural, a própria Glória de Deus, a Shekinah, iluminava o local. O sumo sacerdote entrava para fazer expiação dos seus pecados e da nação. Neste local ele ouvia a voz do Senhor. Os objetos destes locais eram preciosos, havia lá a Arca da Aliança, tendo dentro dela as tábuas com os 10 mandamentos, um pote com o maná e a vara de Arão. A arca simbolizava a presença de Deus e foi utilizada em diversas batalhas de Israel. Grande era a Glória e a presença do Senhor naquele local.
- Êxodo 40:34-35

         Mas aquele presença maravilhosa antes restrita apenas ao Sumo Sacerdote, hoje é acessível para todos. Não há mais véu que separa, Jesus, o Caminho, quando morto trouxe o acesso de Deus aos homens. Devemos entrar no Santo dos Santos com ousadia e intrepidez, pelo sangue de Jesus.
- Mateus 27:51 / Hebreus 10:19-21

- Hebreus 9:11-28
         O ato de  sacrifício feito pelos sacerdotes era maravilhoso, mas foi transitório, Jesus é o sumo sacerdote e fez o sacrifício eterno. Quando João Batista viu a Jesus ele disse, este é o cordeiro que tira o pecado do mundo. O salário do pecado é a morte, e ele foi totalmente pago com a morte de Jesus na cruz do calvário.
- 2 Coríntios 5:21 / 1 Coríntios 15:21-22

         O que devemos fazer agora? Apenas adorar a Deus de longe? Entrar apenas no Átrio?
- Hebreus 10:22-25
         Devemos nos santificar, nos limpar e através de Jesus nos apresentarmos diante de Deus com nosso louvor, redenção e adoração. Quanto mais se aproximava do Santíssimo Lugar os utensílios eram mais valiosos, de ouro. Da mesma forma quanto mais nos aproximamos de Deus somos refinados, purificados, como o ouro é pelo fogo. Entregamos não mais um animal como sacrifício, mas nossas próprias vidas ao Senhor. Hoje nós exercemos sacerdócio real diante do Senhor (1 Pedro 2:9-10).


Entremos no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus!
By Pastor Tarcisio Freitas