sábado, 8 de outubro de 2011

A PERFEIÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS


- Salmo 19:1 / 24:8-10 / 104:31
Quando entramos na igreja ouvimos um povo que há todo o momento declara: “Glória a Deus!”. Com o passar do tempo nós também fazemos esta declaração de reconhecimento, de honra, de louvor ao Senhor. De acordo com a Palavra tudo o que fazemos deve ser feito para a Sua glória. A glória de Deus, a presença manifesta do Senhor que invade o mundo, nossa vida, que transforma as situações mais impossíveis aos homens e demonstra o poder e grandeza de Deus, é algo que desperta interesse e busca no homem. Desde o início a manifestação de Deus faz com que o homem se renda a Deus e deseja conhecer um pouco mais da glória de Deus. Moisés clamou ao Senhor que queria ver sua glória, os sacerdotes não conseguiram ficar de pé quando a glória do Senhor encheu sua casa, Isaías foi transformado quando teve uma visão da manifestação de glória de Deus, João diz que quando o verbo se fez carne se foi vista a glória de Deus. Jesus disse antes de ressuscitar a Lázaro, se creres verás a glória de Deus. (João 11:40).
- Lucas 9:28-32
Em uma das passagens mais gloriosas de Jesus, ele é transfigurado diante de 3 discípulos: Pedro, Tiago e João. A glória espiritual de Cristo ficou visível aos
olhos daqueles homens. Duas figuras importantes apareceram e falaram com Jesus acerca de sua partida, Moisés e Elias. A lei os profetas atestam o cumprimento da obra de redenção do Messias diante dos apóstolos.
Havia uma importância muito grande aos judeus acerca destes 2 homens. Moisés representava a libertação de Israel à escravidão vivida no Egito. Ele foi o homem que conduziu o povo pelo deserto até chegar na terra prometida. Também foi aquele que recebeu de Deus os mandamentos e as instruções para o seu povo.
- Hebreus 11:23-29 / João 5:44-47
Moisés era o maior entre os religiosos da época, um herói da fé, por tudo aquilo que representava. Mas o próprio Moisés havia declarado a vinda de um grande um profeta, que se cumpriu na vinda de Jesus Cristo. (Deuteronômio 18:15-22). Enquanto Moisés trouxe a lei de Deus ao povo, Jesus estabeleceu uma nova aliança de Deus com os homens, trazendo a graça e a verdade. (João 1:17).
- 2 Reis 2:8-11
Elias simboliza o ministério profético em Israel, ele surgiu no período que Israel teve seu pior rei, Acabe, e profetizou num período de grande idolatria, de perseguição aos profetas, feita por Jezabel. Foi levado aos céus em um redemoinho, por um carro e cavalos de fogo, deixando a sucessão para Eliseu.
A importância de ambos permanecia nos tempos de Jesus. Moisés e Elias foram citados diversas vezes por Cristo e as pessoas chegaram a dizer que Jesus era Elias (Mateus 16:14). 
- Lucas 9:33-36 
Pedro tem uma reação totalmente humana diante da situação que vê, desejando fazer 3 tendas para Jesus, Moisés e Elias. Muitas vezes sem o entendimento espiritual das coisas os homens tentam reagir de maneira natural diante das coisas sobrenaturais. É tempo de despertamos para as coisas espirituais que devem ser discernidas espiritualmente. (1 Coríntios 2:14-16). A igreja precisa alcanças uma maturidade nas situações que tem vivido, nos momentos de adoração verdadeira e espontânea, de entendimento profético, batalha espiritual, da necessidade de um posicionamento, da busca pelo Espírito Santo de Deus. Temos vivido um tempo de despertar das coisas espirituais, do mover profético, isto não pode ser ignorado ou banalizado. Precisamos crescer espiritualmente e não tentar racionalizar ou encaixar as coisas de Deus na mentalidade humana.
A glória de Deus encobre a limitação humana. Enquanto Pedro ainda falava veio uma nuvem do Senhor e os envolveu naquele momento, reafirmando a glória de Deus e trazendo temor na vida dos discípulos. Uma voz do céu confirma o propósito de Jesus e amor do Pai manifesto em sua vida. Eles puderam ver que Cristo estava a realizar a obra perfeita de Deus, manifestando sua glória entre os homens. Esta transfiguração acontece após Cristo anunciar sua morte aos discípulos, mostrando para eles que a cruz não era o fim do que haviam seguido nos últimos tempos, mas era a esperança e cumprimento da obra messiânica de Deus.
Moisés e Elias desapareceram e Jesus permaneceu entre eles. Ele é a imagem perfeita de Deus, quem vê o Filho vê o Pai. Jesus se diferencia de todos os “mestres” seguidos na história, pois não nos deixou apenas ensinamentos, mas manifestou a glória de Deus e vencendo a morte se assentou a destra do Pai nas alturas.
- Hebreus 1:1-8 / 2 Pedro 1:16-18
A palavra de Deus é completa e perfeita e nos transforma em adoradores, em filhos que manifestam a glória que está no Pai.
- 2 Coríntios 3:15-18 

Ao único que pertence a honra seja a Glória e o Poder para todo sempre. Amém!