sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O CALENDÁRIO DE DEUS

- 1 Crônicas 12:32
E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens. 


Israel enfrentava um período de transição. Era o fim do reinado de Saul, um rei escolhido pela vontade humana, e o início do reinado de Davi, um rei eleito pela vontade divina. Embora um rei que também tenha cometido erros, Davi foi um instrumento nas mãos de Deus e teve posicionamentos que estabeleceram a vontade que estava no coração do Senhor. Nesta época profetas são direcionados, revestidos pelo Espírito de Deus e têm nisto a fonte de inspiração profética. (1 Crônicas 12:18).
- 1 Crônicas 11:1-3
Diversos homem se unem a Davi e compartilham da mesma causa, declararam ser “sangue do mesmo sangue”. Por intermédio de Samuel ungem a Davi como rei de Israel. Nascem os famosos valentes de Davi, que segundo a Palavra apoiaram valorosamente no seu reino. Um exército se levanta, homens de diversas tribos com armas de guerra e diversas qualidades. Eram corajosos, valentes, estavam totalmente decididos a ajudarem a Davi. Mas uma qualidade chama a atenção entre eles. Os filhos de Issacar eram destros na ciência dos tempos, em algumas traduções conhecedores da época. Eles sabiam o que Israel devia fazer em qualquer circunstância, entendiam o tempo perfeito de Deus e se alinhavam nisto. Através do Espírito eles entendiam os acontecimentos pela perspectiva de Deus.

Esta era e é uma qualidade fundamental para o exército de Deus, entender o que se passa no coração de Deus para este momento. O que Deus está falando para hoje, para esta época, para esta geração. Qual o posicionamento e direção que o povo deve tomar agora? Esta é uma sensibilidade que precisamos ter no Espírito, devemos buscar em Deus. Pois o tempo passa e a sensação que temos e que cada vez mais rápido. Então ele precisa ser bem aproveitado, com direção, com foco.

Muitas vezes como igreja queremos viver tudo de uma vez. Em uma oração queremos pedir perdão, louvar, interceder, guerrear, por nós, pela família, pela igreja, pela cidade, pela nação. O problema é que muitas vezes não somos direcionados a isto, mas queremos ver acontecendo tudo o que está em nosso coração. Em um dia só queremos ministrar, ensaiar, estudar, discipular, adorar, evangelizar, fazer uma vigília e ter comunhão no dia seguinte. O resultado disto acaba sendo nenhuma destas coisas feitas com perfeição, com entrega. Em nossa vida particular isto também acaba acontecendo, queremos começar um relacionamento, uma faculdade, receber a promoção no emprego, nos dedicar à pratica de esportes, ter tempo para família, tudo de uma vez. Se tudo acontece junto não teremos tempo para administrar, dedicar, cuidar e zelar. Logo falamos que aquilo não era de Deus para nossas vidas. Talvez o problema não estava naquilo, mas no tempo que forçamos para acontecer.

Entender o tempo de Deus, ouvir a voz e seguir a direção específica do Espírito Santo para nossas vidas, buscar saber o que se passa no “calendário de Deus” é a chave para não gastarmos nossa força, energia, investimento baseados apenas na nossa vontade. Devemos agir na direção profética de Deus, no tempo oportuno, na estação correta, afinal tudo tem um tempo determinado.

- Eclesiastes 3:1-14
Às vezes vivemos demais na expectativa do que almejamos ser, mas o hoje precisa ser vivido. No atual momento existem batalhas a serem vencidas e coisas maravilhosas
para serem vivenciadas. Deus tem um propósito específico para cada vida e cada momento dela. Devemos buscar em Deus a direção para termos uma vida com sentido. Se não encontrarmos em Deus esta direção perfeita, nos perderemos num ciclo sem sentido. Correremos ansiosamente para conquistar coisas sem valores.

A regra deste mundo é correr a vida toda atrás da “estabilidade e conquistas financeiras”. Então um homem não tem tempo para nada a não ser trabalhar e trabalhar para se enriquecer. Ele passa sua vida nessa correria e não consegue desfrutar de sua riqueza e acaba deixando o que conquistou para os seus filhos. Filhos que ele não teve tempo de curtir, porque estava trabalhando. Este é o padrão do mundo que vivemos, mas não é o padrão bíblico e de Deus para o homem.
- Eclesiastes 8:5-8

- Ageu 1:2-11
O povo de Israel havia retornado do exílio babilônico, mas a oposição que enfrentaram dos povos vizinhos fez com que eles desanimassem e perdessem o foco da reconstrução do templo. Investiram então em construir suas casas e cuidar do plantio, enquanto o templo estava em ruínas. A voz do profeta Ageu vêm para endireitar o povo com a vontade de Deus. O que eles estavam vivendo não era a vontade de Deus, todo o investimento que faziam não tinha retorno, era como se nada acontecesse. (vers. 5 e 6).
Viver fora do tempo de Deus é como investir numa empresa falida. Por mais dinheiro que você coloque nunca terá um retorno.
O tempo de Deus para o seu povo era de reconstrução e ainda que sob olhares de dúvida dos mais velhos, que haviam contemplado o esplendor do templo anterior de Salomão, o povo tinha a palavra profética como base para este trabalho. 

- Ageu 2:6-9
Precisamos ouvir e obedecer o direcionamento de Deus. Opiniões, exemplos, modelos são importantes para serem observados, mas não podemos repetir fórmulas. O que deu certo em uma determinada época não quer dizer que deva ser totalmente copiado, a não ser que Deus direcione a isto. Devemos entender o tempo e a maneira que Deus quer que façamos agora. A Palavra profética deve direcionar o nosso coração, nossas atitudes com a vontade de Deus.

Não devemos agir na nossa força ou dentro do nosso tempo. Temos que alinhar nosso relógio, nossa expectativa e nos direcionar no tempo de Deus. Para onde o Senhor está apontando? É para lá que devemos ir. Nós devemos nadar contra a maré deste mundo, mas a favor do vento do Espírito de Deus. Para onde ele está soprando? Não resista, seja levado pelo vento de Deus!!!



Vivamos dentro do tempo de Deus!!!