sábado, 17 de março de 2012

O arrependimento traz o reino



Estes são dias onde ouvimos muito falar sobre Reino. Que Jesus veio trazer não uma religião, mas o reino de Deus até nós. Temos declarado que nós como igreja devemos implantar a cultura de reino na sociedade. Mas afinal o que é o Reino e como ele vêm até nós? Será que entramos no reino de Deus? Temos vivido nele?
Seria o reino uma manifestação cultural cristã? A igreja sair nas ruas declarando sua fé em Cristo? Cristãos influenciando em diversos setores da sociedade? O evangelho sendo pregado a toda criatura, raça, tribo, nação? Seria o crescimento das igrejas pelo mundo? O que é o reino? Onde ele está?
Se olharmos para o mundo e para a história, vemos exemplos de reinos. Alguns países que tem a figura de um rei, príncipe, imperador no governo. A história dos reis de Israel. O nosso próprio país teve seu período de Monarquia no século XIX, com os Imperadores Dom Pedro I e II. Alguns fatores do modelo secular da figura de um rei podem servir de comparações para entendermos como funciona um reino. A figura de um rei soberano, que rege as leis do seu povo. Que busca estabelecer a paz e a segurança em seu governo. Embora existam muitas exceções nos modelos históricos, esta é a idéia que vêm na cabeça de muitos quando se pensa em rei. Um homem poderoso no governo com seus súditos e um povo vivendo debaixo do seu reinado.
Mas afinal o que a Bíblia diz sobre o reino. O que ela quer dizer quando João Batista anuncia que é chegado o reino de Deus? Jesus anuncia no início de sua pregação que o reino de Deus estava próximo.

- Mateus 3:1-2
1   Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia:2   Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
- Marcos 1:14-15
14   Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus,15   dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.

Israel já sabia que Deus era Senhor e Rei sobre Seu povo. Mas uma nova realidade de reino foi trazida por Jesus ao homem. Uma nova forma de se relacionar e viver dentro desta realidade. Jesus envia seus discípulos a pregar sobre o reino de Deus. Na oração do Pai nosso nos ensina a clamar que venha a nós o Seu reino.
- Lucas 9:1-2
1   Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.2   Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.
Israel esperava a manifestação de um reino terreno, que trouxesse a libertação de um governo político. Mas Cristo trouxe a manifestação do reino dentro das pessoas. Uma transformação dentro das pessoas que gera mudança por onde elas passam, levando a realidade deste reino, no poder e autoridade de Jesus.

- Lucas 17:20-21
20   Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.21   Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.



- João 18:36
36   Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
- Romanos 14:17
17   Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
O reino de Deus está ao nosso alcance. Ele pode se manifestar em nós e através de nós. Esta é a vontade de Deus e o ensinamento de Cristo. Para todos que Nele crêem, Ele deixou esta verdade, de viver no fundamento e na dimensão do reino. É viver neste mundo, mas não mais segundo a realidade dele. Agora vivemos e manifestamos a realidade do reino de Deus.
A sentença que o mundo traz sobre uma situação não deve ser aceita sem antes consultar como funciona lá no reino de Deus. Devemos trazer para a terra o que o reino diz sobre aquele assunto. Se o mundo diz que minha enfermidade não tem cura, eu olho para o reino. Ele mostra que Deus poder trazer a cura, então o reino se manifesta através de minha vida. Esta é a dimensão que os cristãos devem viver. Com Cristo reinaremos após sua volta. Mas o seu reinado já está liberado dentro de nós.

- Mateus 21:23-27
Religiosos cercaram a Jesus questionando a autoridade com a qual realizava os milagres. Jesus devolve com uma pergunta, que fica sem resposta. Logo Jesus também não diz com que autoridade fazia estas coisas. O que impossibilitava aqueles conhecedores da lei de receberem o poder de Deus? Algo que estava sendo derramado entre as pessoas mais simples, estava oculto para eles.
- Mateus 21:28-32
O problema destes homens estava na falta de arrependimento. Aqueles homens se sentiam justos e estavam travados na soberba de seus conhecimentos. Cobradores de impostas, prostitutas, pecadores estavam se arrependendo e entrando no reino de Deus. E eles estavam ali parados em seus questionamentos. A chave para receber o reino de Deus é o arrependimento.
- Mateus 21:33-46
Pessoas que se convencem de quem é Jesus, que sabem que Ele é o único caminho para Deus não entram no reino. Mas aqueles que se convertem, que geram frutos do reino, frutos de arrependimento. A estes será dado o reino dos céus.
A igreja está cheia de pessoas conhecedoras e convencidas da verdade. Mas isto só não basta, precisamos ir além do que ter a certeza de que aquilo é certo ou errado. Temos que manifestar o arrependimento diante de todos os nossos pecados. Vivendo a necessidade de uma transformação radical, realizada unicamente pelo perdão de Jesus.
O perdão não é pro meu irmão da esquina, pro meu primo que faltou no culto ou pra minha tia que não é convertida. Ele é pra mim. Eu devo me arrepender diante de Cristo e receber aquilo que mais tenho necessidade em minha vida, o seu perdão. Se eu não alcançar isto, fico distante das portas do reino.
Achar que os pecados que carregamos são coisas comuns, que não trazem nenhum problema, porque estamos dentro da igreja e conhecemos as escrituras, pode ser um grande perigo. Pessoas podem estar dentro da igreja, mas fora do reino de Deus. Então quebrantemos nosso coração e entendamos que Cristo veio perdoar e salvar os maiores pecadores de todos os tempos. Aqueles que o levaram para cruz. NÓS MESMOS!!!



Arrependam-se, pois é chegado o reino de Deus!!!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Qual tem sido nossa reação?


- Mateus 5:38-42
Jesus ensina princípios e verdades neste sermão, que são contrárias aos valores do mundo. A questão da vingança, pagar mal a quem fez mal, é para o homem como um sentimento de justiça. Afinal quem fez o mal deve receber o mal, assim pensamos. Mas Jesus traz uma nova motivação ao coração humano, uma nova forma de se relacionar com o próximo e com as condições contrárias que recebemos na vida.
O famoso "dar o troco" quanto estamos em Cristo, passa a ser diferente. Como cristãos a nossa reação diante daquilo que recebemos jamais deve ferir a santidade de Deus. Independente do que tenha acontecido conosco, a nossa reação deve exaltar ao Senhor. Não é ter "sangue de barata", mas ter o sangue de Cristo que nos lava e nos faz uma nova criatura. É parar de justificar as reações com: a "carne é fraca" ou "ninguém é de ferro".  Sempre teremos motivos para justificar o erro, porém melhor que isto é se humilhar e ser perdoado por Deus. Devemos agir e reagir como alguém que verdadeiramente foi transformado, que morreu e nasceu de novo, no Espírito.
Nós sabemos como agir como cristãos. Vamos aos cultos, nos entregamos no louvor, ouvimos a Palavra, nos rendemos ao mover. Mas como tem sido nossa reação diante das coisas que temos recebido? Quando somos contrariados, permanecemos agradando a Deus? Quando sofremos um contra-ataque das trevas, tentando nos atingir e nos derrubar, oferecendo suas propostas tentadoras, ainda assim continuamos dando glória a Deus? Ou temos servido a Deus até que uma dificuldade, luta, tentação apareçam à nossa frente, aí cedemos.

- Daniel 1:1-9
Na Babilônia, jovens judeus são levados cativos, entre eles Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Que recebem o nome de Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eram jovens com muitas qualidades, tiveram uma boa apresentação, um início posicionado. Daniel está determinado a não se contaminar com as finas iguarias do rei e Deus concede a compreensão dos chefes dos eunucos. Entre os alimentos do rei haviam alimentos proibidos aos judeus. Por isto Daniel se mantém firme em suas convicções.
Eram jovens, estavam em uma terra estranha, começaram a sofrer pressões naquele lugar, que não pararam por aí. Em nossas vidas situações surgirão e a maneira como reagimos a elas determinam o que acontecerá pela frente. A nossa reação diante das circunstâncias mostra realmente quem tem comandado nossas vidas.

- Daniel 3:10-30 / 6:7-28
Estes jovens foram provados, passaram por situações onde suas vidas foram colocadas à prova. Em situações onde facilmente alguém cederia, mas eles se mantiveram firmados em Deus. Não se curvaram para adorar outros deuses, não deixaram de adorar o Deus de Israel e viveram grandes livramentos. Deus guarda e livra aqueles se mantém firmes em Sua presença. Aqueles que não cedem ao pecado, que não deixam de honrar a Deus, mesmo com situações contrárias em suas vidas, estes se levantam com autoridade e virtude diante do Senhor. Começam a viver outros níveis espirituais, saem da posição de inconstância e adquirem autoridade no nome de Jesus para viverem uma vida santa e agradável a Deus.
Reagir como cristão é um grande desafio, mas é a prova que mostra se realmente estamos firmados na rocha, Jesus Cristo. Seremos tentados pelo diabo, provados por Deus, desafiados pelas situações da vida e a nossa resposta deve mostrar o quanto fomos marcados por Deus, o quanto vale para nossas vidas permanecer na presença de Deus.
Jesus foi tentado pelo diabo no deserto, após orar e jejuar por 40 dias. Foi tentado na fome, confiança, no poder. Satanás ofereceu aquilo que o homem sem Deus aceitaria, um caminho mais fácil, mas que o afastaria da vontade do Pai. A resposta de Jesus foi na Palavra e não na deficiência da carne.
Na cruz sofreu dores, Ele se humilhou. A sua carne não queria passar por aquilo, mas o seu maior desejo era de cumprir aquilo que o Pai lhe havia designado, Jesus sempre foi um com o Pai. Da mesma forma devemos ser um com o Senhor. Nossas reações mostram quanto anelamos pela presença.

- João 17:20-23



Nossas ações e reações devem atrair a presença de Deus!