- Apocalipse 2:1-3
A carta destinada a igreja de Eféso traz uma importante lição para cristãos de todas as épocas, principalmente para a igreja de hoje, que precisa ser alertada pele Senhor. A igreja em Éfeso é encontrada como uma igreja que se guardou da contaminação que tinha naquele época, não muito diferente dos nossos dias. Eles eram perseverantes, não toleravam homens maus, falsos apóstolos, doutrinas mentirosas e suportavam as provas por causa do nome do Senhor.
Hoje em dia são tantas situações que vêm acontecendo dentro da igreja, tantas mentiras, roubos, adultérios, muitas máscaras, que fica difícil saber em quem acreditar. Saber quem está falando a verdade. Com isto muitos cristãos acabam se decepcionando com os ministérios, com os pastores, com os homens e acabam se fechando em si, com medo de ser enganado e contaminado.
Mas aí surge um grande problema, muitos na igreja de hoje vivem o mesmo problema encontrado em Éfeso. Aprenderam a Palavra, conheceram a Jesus, mantém uma vida de um padrão cristão. Não roubam, não matam, não mentem, crêem que Jesus é o filho de Deus, mas quando vêem os escândalos entre os que se dizem cristãos, se bloqueiam e se afastam da igreja. Vivemos dias aonde muitos se decepcionaram tanto com homens que se fecharam para tudo o que acontece no corpo de Cristo. E o pior de tudo perderam o mais importante na vida de um servo do Senhor, o AMOR.
- 1 João 4:7-8 / 1 Coríntios 13:13
- Apocalipse 2:4-7
Eles perderam o primeiro amor e muitos hoje estão da mesma forma. Mantém algumas práticas, mas não tem mais dentro de si a chama do Espírito acesa. Crêem em Deus, alguns até vão à igreja, mas perderam a intensidade de servir à Deus. Vão por conveniência, por que estão acostumados religiosamente a fazer isto. Mas quando olham para a maneira como serviam a Deus no início da conversão, pensam como eram "imaturos", "infantis" naquela época e hoje aprenderam que as coisas não são bem assim. Mas será que as coisas mudam com a caminhada ou nós que mudamos? Será que este tipo de pureza, como de criança, não deve ser mantido em nossas vidas? Com certeza sim!
O que era então necessário a esta igreja? Voltar no ponto que caíram, se arrepender e voltar às práticas das primeiras obras. Se isto não acontecesse não seriam mais considerados igreja, o candeeiro seria retirado de entre eles, não poderiam mais ser luz em meio as trevas. Realmente o que alguém decepcionado com a noiva de Cristo, sem queimar de amor por Deus pode oferecer a alguém que não conhece a Cristo? Nada! Apenas afasta ainda mais a pessoa de Jesus, contando suas mágoas e decepções com homens e igrejas. Não importam o quanto homens possam ter falhado, a igreja continua sendo a noiva de Cristo e sabemos que ela precisa ser restaurada para se encontrar com o noivo, Jesus. Mas quem faz esta obra é o Espírito Santo.
Uma pessoa que perde a essência do amor, de Cristo, com o passar dos dias vai se enfraquecendo, as boas práticas que carrega por costume vão acabando, até que ela é vencida e se entrega ao mundo, ao pecado. Aquela que persevera no amor do Senhor se mantém firme, é vencedor e recebe o alimento espiritual para permanecer na presença de Deus, queimando de amor por Ele.
Esfriamento é um dos sinais que apontam a volta de Cristo. São tantos problemas, tanta iniqüidade, que muitos tem dito: Será que Deus existe mesmo? Será que vale a pena continuar na igreja e amar o meu irmão? Tomemos cuidado para não sermos contaminados por isto e nos afastarmos do Caminho.
- Mateus 24:12
- Lucas 24:13-35
A famosa história dos discípulos a caminho de Emaús exemplifica bem o que acontece com alguém que perde a essência de Jesus. As notícias, os acontecimentos, a notícia da morte, sufocaram a esperança da promessa. Tamanha era a tristeza que se esqueceram da Palavra de que era necessário que isto acontecesse, mas que ainda não era o fim. Se quisermos ter o primeiro amor acesso em nosso coração, devemos fugir dos comentários que não nos levem mais perto de Cristo. Não tenhamos como nossos mestres, como guias de nossas vidas pessoas que estão mortas espiritualmente. Deixe a unção do Espírito Santo te ensinar todas as coisas.
Jesus caminhou com eles, mas somente ao abençoar e partir o pão que os seus olhos se abriram e viram que era Cristo que estava com eles. Não deixe a tristeza, as decepções, o erro de outros colocarem escamas nos seus olhos, fazendo com que não se veja mais a Jesus. Olhe para Ele, tenha Jesus como foco, não perca a essência, o ânimo, não abandone o primeiro amor e assim continue sempre apaixonado por Aquele que veio, morreu, ressuscitou e logo voltará para buscar os que mantiveram a chama acesa em seus corações.
Seja sempre apaixonado por Jesus Cristo!!!