terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SÓ DEUS PODE TE AJUDAR


- 1 Samuel 8:1-7
       Não mais contente com os Juízes que haviam o povo de Israel pede um Rei para os governar, isto não agradou a Deus, mas Ele pede que Samuel atenda o pedido do povo. Samuel ungi a Saul com rei de Israel.
       Saul comete uma sucessão de erros e desagrada ao povo e a Deus. Ele oferece sacrifícios, mas é reprovado por Samuel, pois fez algo fora do tempo de Deus, mas forçado por circunstâncias. Depois recebe uma direção do Senhor para destruir a Amaleque e tudo o que ele tivesse, mas ele não faz assim e poupa Agague, rei dos Amalequitas, e o melhor da criação, para o povo se despojar e sacrificar ao Senhor. Mas isto foi um ato de desobediência ao Senhor.
- 1 Samuel 15:22-23
       Para recebermos autoridade do Senhor, precisamos nos submeter as autoridades constituídas por Deus.
       O Senhor se desagrada de Saul e pede a Samuel para ungir a Davi, pois Ele havia provido um rei. Em seguida acontece a famosa batalha de Davi e Golias, e Davi passa a ser notado em Israel. O grito de algumas mulheres em exaltação a Davi irrita a Saul, que por diversas vezes tenta o matar.
       Saul foi um rei que não aprovado pelo Senhor, teve diversas atitudes movidas por insegurança e não demonstrava verdadeira intimidade com Deus, e em uma situação consulta uma médium.
- 1 Samuel 28:3-21
       Amedrontado Saul vai até uma médium que consultava aos mortos (necromancia). O Senhor abomina esta prática (Deuterônomio 18:9-14). Antes que pensemos que a mulher realmente invocou a Samuel, devemos olhar com atenção esta passagem, pois ela se espanta e grita com a aparição dele. Não foi ela quem o invocou, mas esta passagem mostra o poder de Deus que usa tal situação para mais uma vez falar com Saul.
 - 1 Crônicas 10:8-14
       Saul morre em função de suas transgressões contra o Senhor, por não guardar a Palavra, por consultar uma necromante.

       Só Deus pode te ajudar!!!
       Esta frase é dita quando alguém não pode fazer nada pela outra. Mas é uma verdade, temos que aprender a confiar em Deus e esperar somente Nele.  Muitos tem ido a igreja em busca da Palavra do profeta, que trará uma resposta para o seu problema, mas se olharmos na Bíblia na maioria das vezes o profeta vinha para exortar o povo.
       Alguns consultam a Bíblia como se fosse o horóscopo do dia, não querem estudar, entender e viver toda a Palavra, mas querem respostas rápidas e instantâneas para suas dificuldades, assim criam uma vida sem fundamentos e facilmente se afastam do caminho (João 5:39).
       Não podemos dispensar os conselhos, pois na multidão deles há sabedoria (Provérbios 11:14/15:22). Mas pastor não é guru ou adivinho, ele é usado por Deus, mas a nossa expectativa não pode estar no homem, mas no Senhor, que usará a maneira que Ele desejar para falar conosco.

- Salmo 121
       Nosso único conselho espiritual vêm do Espírito Santo. Muitas pessoas tem confundido quem é o Senhor e acham que Ele é um garçom, um servente nosso que deve nos atender em tudo o que queremos. Só Deus pode nos ajudar e a ajuda dele na maioria das vezes não virá com aquilo que queremos, mas sim com o que realmente precisamos.
       Diante das situações que viveremos neste ano, em nossa vida, que possamos guardar esta verdade, que Só Deus pode nos ajudar, pois Dele vêm o nosso socorro. Se buscarmos a Ele com sinceridade, exclusividade, Ele guardará  a nossa vida, os nossos dias, os nossos passos, as nossas decisões.



Que o Senhor me ajude!


Nenhum comentário:

Postar um comentário