sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O PODER DA PALAVRA DITA POR DEUS



- Mateus 8:5-9; 13
         A fé deste centurião era tão grande, que ele creu que apenas a Palavra declarada por Jesus traria a cura em seu servo. Ele não pediu que Jesus fosse até o servo, sua fé era que a palavra liberada traria o milagre. Há um grande poder na palavra de Deus dita sobre nossas vidas e esta é a busca, o anseio, o desespero de muitos. Querem uma palavra de direção de Deus sobre suas vidas, que traga revelação, que confirme os passos e projetos futuros. Creio que Deus se agrade dessa sede de ouvir sua voz, de andar segundo Seus conselhos. Mas como  receber uma verdadeira Palavra do trono, que não seja fruto da manipulação de nossas mentes, da nossa vontade?
         Algumas pessoas costumam pedir: “Tira uma palavra pra mim”. E isto sem a direção e revelação de Deus pode ser um perigo. Pois na Bíblia encontraremos diversos versículos em muitas ocasiões, épocas e situações que trouxeram uma direção. E “tirar” alguma direção final, de maneira isolada, sem que do alto venha a confirmação de tal Palavra, pode embaraçar uma vida.
         Seria como uma pessoa abrir a Bíblia tentando “pescar” algo e cair em Gênesis 4:8 (parte B) e encontrar: se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. Não sendo isto o queria ouvir vai para outra tentativa e então abre em Lucas 10:37 (parte B) e então vêm a “confirmação”: Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Seria uma confirmação para a pessoa matar seu próprio irmão também????
         Por isto devemos nos encher da Palavra, manejar bem a Palavra e crer no profético de Deus sobre nossas vidas, pois Ele ainda fala conosco. Não existe algo pior ao povo de Deus do que ficar sem ouvir a voz de Deus, sem ter uma direção do Senhor. O povo de Israel passou por diversos momentos de frieza espiritual e a profecia de ruína sobre eles seria a ausência de palavra, de comida espiritual, pois nós vivemos das palavras que saem da boca de Deus.
- Amós 8:11-12

         Nós precisamos da Palavra de Deus sobre nossas vidas, de um direcionamento específico para nos orientar. Ela veio de encontro a muitos homens, e isto foi a direção para suas vidas, para o que deviam fazer. Não podemos agir, andar, sem uma Palavra de Deus sobre nossas vidas. Muitos estão dando cabeçada, pois creem que Deus entra apenas no processo final das escolhas da vida. Para orarmos pedindo ajuda naquilo que nos já decidimos, segundo nossos conceitos. O Senhor dá conselhos aos seus filhos e orienta os seus passos. Por isto a Palavra é lampada para nossos pés e luz para nosso caminho. (Salmo 119:105)
          Além de palavras de um bom palestrante, além das explicações teológicas e históricas, embasada em conhecimento acadêmico. Precisamos da Palavra que penetre em nosso ser e nos transforme, nos direcione, nos faça viver em um novo rumo. Ser convertido não é viver a mesma vida que um ímpio vive, mas com um compromisso fixo no domingo, tendo um conhecimento histórico de Jesus e da Bíblia. Mas é ter a vida transformada, com uma nova direção dada por Deus de maneira específica.
         O novo testamento foi escrito em grego. E neste língua há diferença no significado de “palavra”, o Logos e Rhema. Há uma diferença em irmos até a Palavra e ela vir até nós. Quando chegamos até a Palavra recebemos o conhecimento, a base, aquilo que é fundamental para nossa vida, caminhada e permanência na vontade de Deus. Este é o Logos, aquilo que está escrito na Palavra. Mas quando a palavra vêm ao nosso encontro ela traz direções, quebra bloqueios na mente, dores na alma, dúvidas, questionamentos e passa a ser o rumo diante de situações. Esta é a Rhema, o que Deus diz diretamente a uma vida.
         O Rhema de Deus em nossas vidas não contraria o Logos, pois ele é a base. Por isto devemos nos encher do conhecimento da Palavra de Deus e isto deve ser carregado da unção e revelação do Espírito Santo. Pois Ele nos ensina e fala aos nossos corações.
         A palavra profética é uma palavra viva que atravessa gerações se cumprem na vida dos que a recebem, com base na revelação do Espírito de Deus, e se posicionam debaixo da Palavra declarada por Deus em suas vidas. Ela não fica ultrapassada, mas conduzida por Deus atinge a vida de quem Ele direciona. Devemos andar debaixo da palavra declarada, profética de Deus sobre nossas vidas.
         Quando minha esposa perdeu o bebê, pela segunda vez, no dia em que iríamos realizar a ultrasom, Deus falou comigo pela manhã na Palavra:
Habacuque 2:3 Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo; portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato.
         Se olharmos o contexto deste versículo de maneira alguma ele está falando sobre o nascimento do meu filho. O profeta Habacuque clamava a Deus por uma resposta. O povo de Judá estava em meio a iniquidade, o império Babilônico em ascensão. Era um cenário que gera questionamentos do profeta a Deus, e então o Senhor responde a ele.
         Mas naquele momento da minha vida, o Espírito Santo de Deus usou aquela  Palavra e falou ao meu coração, ela foi Rhema em minha vida. A tarde quando recebemos a notícia que o bebê estava sem vida, Deus me lembrou o que havia me falado pela manhã. De maneira sobrenatural esta foi a mesma palavra pregada no domingo seguinte na igreja. O Ap. Rina olhava para a câmera e dizia que a promessa de Deus se cumpria logo, em pouco tempo. Tomamos posse dessa palavra, isto foi um conforto sobre nossas vidas. Antes do que imaginávamos, em um mês ela estava grávida novamente, e de forma milagrosa também, nasceu nosso primeiro filho. Deus fala pessoalmente com cada um de nós.


- 2 Reis 5:1-14
         Naamã, comandante do exército Sírio, sofria de lepra. Ele vai até Israel, em Samaria, pois ouviu que ali poderia encontrar a cura para sua doença. Ele era um homem respeitado, amigo do rei, mas aquela situação vivida roubava sua paz. Ele leva uma carta ao rei de Israel, Jorão. Quando o rei recebe a carta fica revoltado com o pedido. Rasga suas vestes e questiona se era Deus para trazer a cura. O profeta Eliseu ouvindo aquilo pede que Naamã vá até ele. Mas a maneira como foi recebido pelo profeta e a direção dada o deixou furioso. Eliseu não o recebe nem no portão de sua casa, apenas manda o recado por um mensageiro, para que ele fosse ao Jordão e se lavasse 7 vezes. Naamã questiona, pois em sua terra haviam rios, que ele julgava ser melhores que os de Israel. Mesmo assim ele vai segundo a palavra do profeta e ele recebe a cura, fica limpo, com a pele como de uma criança.
         Muitas vezes a Palavra que Deus nos falar será diferente do que queremos ouvir, mas se andarmos segundo a sua direção, viveremos a benção do Senhor. Então busquemos aquilo que Deus quer falar ao nosso respeito, para nossas vidas, para a situação que vivemos hoje, para a dúvida dos nossos corações. E que possamos viver e nos mover segundo a palavra liberada de Deus sobre nossas vidas.



         O que importa é o que Deus diz ao nosso respeito!

Um comentário: