terça-feira, 17 de abril de 2012

Ter fé para viver os propósitos de Deus



- Provérbios 16:9 / 19:21
A vida de um homem é cheia de planos, projetos, sonhos. Deus nos fez com esta capacidade de sonhar, e para que estes sonhos se tornem reais o planejamento é fundamental. Estabelecer metas, analisar os recursos, ver o quanto estamos dispostos para que tal coisa aconteça, são situações importantes para todo bom plano dar certo. Não há uma fórmula certa para a realização das coisas, mas para tudo acontecer é preciso uma dedicação.
Quando colocamos metas e objetivos corremos para que eles se realizem, deixaremos algumas coisas de lado para a realização deste projeto. Mas será que todos os projetos de nossas vidas estão com um propósito definido? Temos dedicado tempo, dinheiro, esforço, em cima de algo bem definido ou temos perdido tempo? Não podemos ter projetos sem propósito.
E analisando os propósitos que tem nos levado a planejar e realizar as coisas, estão eles alinhados com a vontade de Deus? Ou estaria Deus preocupado apenas em nos salvar, seria este Seu único propósito reservado para nós, e o que vai acontecer em nossas vidas até o dia da morte ou da volta de Cristo é problema nosso?

- Efésios 5:15-17
A Palavra de Deus mostra em diversas passagens que Deus tem a Sua vontade e deseja que que ela se cumpra em nós. Nós temos por hábito orar pedindo a Deus que seja feita a Sua vontade. Mas isto não pode ser apenas por costume, mas sim em disposição do nosso coração. É o conhecer e aguardar a vontade de Deus para nossas vidas, fazendo a parte que nos cabe, mas sem querer dar uma "forcinha" para Deus. Querendo manipular ou antecipar o cumprir da nossa vontade, de acordo com o nosso querer.
Sabemos que a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável, mas para a experimentarmos, para vivermos, precisamos renovar nossa mente (Romanos 12:2). Deus não está interessado apenas em cuidar da nossa vida ministerial, Ele é o Senhor de toda nossa vida. E a vontade que nos rege não deve ser a que controla este século, mas deve ser a Deus para nossas vidas.
A vontade de Deus se cumpre como Ele deseja, e dizer que isto depende de nós seria uma tentativa de medir o Seu poder. Mas Deus nos deu o livre arbítrio e quando optamos em viver Sua vontade há uma necessidade fundamental para ela passar a existir  do plano espiritual para o físico, a FÉ!
Não me arriscaria em dizer que Deus só age mediante a fé humana, pois Ele é Todo-Poderoso, independente do homem. Mas a vontade do Senhor é que tenhamos fé, para que seja trazido a existência as coisas que ainda não existem (Romanos 4:17), mas que além disto, possamos o agrada-Lô. (Hebreus 11:6)


- Marcos 4:35-41
O milagre de Jesus aconteceu independente da fé dos discípulos, mas eles foram advertidos por não terem fé. Nós precisamos conhecer a Deus e a Sua vontade. Isto só nos é concedido por meio do Espírito Santo, que nos revela esta vontade. Quando Deus revela o Seu desejo só nos resta uma coisa, acreditar. Se perdemos a fé não esperamos o tempo para que esta vontade se cumpra, nos acovardamos, ficamos com medo, desistimos de viver a vontade de Deus e realizamos a nossa.


- Mateus 17:14-21
Fé é certeza de coisas que se esperam, mas que não vemos. (Hebreus 11:1). Mas muito mais do que algo que aguardamos, por que ouvimos falar, é algo que temos a plena convicção que vai acontecer. Ainda que as situações sejam contrárias, ficamos tranquilos na certeza de que irá se cumprir. Precisamos no Espírito Santo conhecer a vontade de Deus em nossas vidas e viver baseado no cumprimento dela. O nosso coração é enganoso e de acordo com nossa própria vontade ele produz uma falsa paz. Mas em oração e jejum calamos a nossa carne e ouvimos realmente a voz de Deus.
Conhecendo a vontade de Deus precisamos de uma fé como um grão de mostarda. Mas se olharmos um grão de mostarda veremos que ele é muito pequeno e esta passagem parecerá contraditória, pois os discípulos não expulsaram o demônio por causa da pequenez da sua fé. Seria pequena do tamanho de um grão de mostarda. A questão não está em ser uma fé do tamanho de um grão de mostarda, mas como um grão de mostarda. Ou seja começará muitas vezes muito pequena, com um tamanho insignificante, mas que quando plantada tem uma capacidade de crescer e multiplicar.

- Lucas 17:3-6
Da mesma devemos ter uma fé aplicável, que deve ser plantada para gerar aquilo que muitas vezes é o impossível, mas que está liberado por Deus. É tempo de conhecer a vontade de Deus e pedir fé, para que através de sua aplicação, no nome de Jesus, venha o sobrenatural, cumpra-se o propósito do Senhor.



Tenhamos fé naquilo que Deus falar!!!

Um comentário:

  1. E como é maravilhoso quando vivemos isso!
    E como a palavra do nosso lindo e amado Deus nunca volta vazia, ao conhecer este blog não foi diferente; assim, pude aprender e edificar a minha fé aqui!
    Agradeço à Deus por este ministério, pela vida de cada irmão e pela vida dos pastores!

    ResponderExcluir