terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SAIA DE CENA, POIS JESUS CRISTO QUE VAI APARECER


        
- Mateus 6:2-8
         Tudo o que fazemos para Deus tem um propósito que é de engradecer o Seu Nome. O foco do trabalho para o Reino é Jesus Cristo. Do Senhor, que nos vê em secreto, vem a recompensa. Devemos aprender que o nome a receber aplausos e reconhecimento em público é somente o dele.
         Desde criança nós aprendemos a chamar a atenção, queremos ser o alvo dos olhares, que reconheçam o que nós fizemos. Mas quando crescemos entendemos que não somos o centro do mundo. Isto pode ser comparado ao nosso crescimento espiritual. Quanto mais nos achegamos a Deus, percebemos que convém que diminuamos para que Ele cresça.
         Temos que aprender algo, quanto menos aparecermos, mais o Senhor aparecerá. Quando o homem se cala, Deus fala. Não é uma questão de presença física ou de pronúncia de palavras, mas é da motivação que provoca a atitude. E a sondagem de coração que Deus nos prova e nos conhece. E diante dele não escondemos nada. Ele tem poder para julgar se estamos o engradecendo ou nos engrandecendo.
         Nesta passagem Jesus não condena a oração em público. Mas condena a oração com pretensão de chamar a atenção. Em uma oração, em um culto, na vida, quem deve ser o alvo das atenções é Jesus Cristo. Se chamarmos mais a atenção do que Deus em um culto, isto está errado. Quando nos vestimos, quando proferirmos uma palavra, em tudo o que fizermos, devemos buscar glorificar ao Senhor.
         Se fazemos algo bom, se ofertamos, se fizemos caridade, tudo isto é para honra e glória do Senhor e não para o nosso reconhecimento.
         Em Lucas 18:9-14, Jesus conta uma parábola do fariseu e publicano. O fariseu se orgulha daquilo que é. E em alta voz no templo se engrandece diante de Deus. Já o publicano, batendo no peito, reconhece ser um pecador. Jesus termina dizendo que este publicano volta para casa justificado. Devemos nos humilhar diante de Deus.
         Jesus Cristo tem o caráter perfeito. E uma de suas fortes características foi a humildade. A humildade de Jesus não é um sinal de fraqueza ou pobreza, mas é demonstração de excelência.
         Ele que sempre buscou glorificar ao Pai, permite um reconhecimento e celebração pública. Isto acontece na sua entrada em Jerusalém. Montado em um jumentinho ele cumpre uma profecia messiânica e recebe por direito adoração como Messias, como Rei.
- Mateus 21:1-11
         As pessoas veêm a chegada de Jesus Cristo e a Bíblia diz que toda a cidade se alvoroçou. Foi um momento de grande comoção. O povo estendia suas vestes, colocavam ramos de árvores, preparando o caminho para a Sua passagem. Como na coroação de um rei ou posse de um presidente, o caminho é preparado para a passagem de Jesus. Talvez não tenha tido o “glamour” da coroação de um rei terreno. Mas com certeza teve o maior significado diante de todos acontecimentos de reconhecimento, pois Ele é o Rei dos Reis.
         Cristo não veio com características de um rei humano. Como Messias não teve atitudes esperadas por Israel, que aguardava uma libertação do poder de Roma. Ele vêm como Senhor, como Deus, mas também como o Salvador. Que traria uma libertação além da humana, mas espiritual. Ele nos salvou da morte eterna. As multidões que reconhecem a necessidade de salvação, clamavam: “Hosana ao filho de Davi, Hosana nas maiores alturas”. Hosana significa Salve Agora. É o clamor de um povo oprimido pedindo por libertação.
         Esta mesma história contada no livro de Lucas, ainda mostra que fariseus pedem a Jesus para repreender seus discípulos, que lhe prestavam adoração. Mas ele responde que se eles se calassem até as pedras clamariam. Com isto Jesus afirma que a adoração que lhe era prestada era verdadeira.
         Se nos sentimos hoje cansados e precisando de cura, de conforto. Devemos louvar ao Senhor, pois aí seremos curados em todos os aspectos. Devemos prosseguir e não  olhar para trás. Pois mesmo diante de necessidades que temos o alvo sempre será Jesus. É para Ele que devemos olhar e prestar adoração.
         Nosso papel continua sendo em glorificar ao Senhor. E nos contentarmos de não sermos nós o centro das atenções. Pelo contrário nós precisamos preparar o caminho e dar passagem, pois o Rei está passando e é merecedor de toda adoração.



         A Jesus e somente a Ele seja a honra, a glória, poder e majestade!
Hosana nas alturas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário