quarta-feira, 15 de junho de 2011

UMA CPI EM NOSSAS VIDAS


            Sempre que assistimos um noticiário ouvimos o termo CPI. Nunca se falou tanto nisto, nunca se tornou tanta página de revista esta investigação feita pelo Poder Legislativo. Mas o que é uma CPI?
         CPI é uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo aos reclamos do povo. Na Constituição de 1946 ela foi prevista para as duas casas do Poder Legislativo: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O pedido de instauração de uma CPI no Congresso pode ser feito por um terço dos Senadores ou um terço dos Deputados Federais. A Constituição Federal exige que a CPI tenha por objeto de investigação um fato determinado, mas se no meio da investigação se descobre um fato relevante, abre-se uma nova CPI para investigar este caso. Após o recolhimento das assinaturas responsáveis e lida em plenário, ainda é necessário que os partidos que têm representatividade na Casa indiquem os membros para a comissão e, aí sim, é feita a sua instalação efetiva. Ela deve durar 120 dias, podendo ser prorrogada quantas vezes necessário.
         Com a CPI em funcionamento ela tem poderes de investigação de uma autoridade judicial, podendo: Quebrar sigilo bancário, fiscal e de dados (inclusive dados telefônicos); requisitar informações e documentos sigilosos diretamente às instituições financeiras; ouvir testemunhas, sob pena de condução induzida; Ouvir investigados ou indiciados. Algumas CPI's que marcaram o Brasil: CPI do PC Farias (que investigou denúncias próximas ao presidente Fernando Collor); CPI do Orçamento (que revelou o esquema dos chamados “anões do orçamento”); CPI do Narcotráfico e roubo de Cargas; CPI do Mensalão (compra de votos de deputados); CPI dos bingos entre outras.
         Esta investigação pode tirar do poder uma pessoa ou um grupo que está descumprindo a Lei, fazendo algo errado, “debaixo dos panos”, mas que depois da CPI tem tudo revelado. Agora imagina se Deus instaurasse em nossas vidas uma CPI? O Senhor conhece tudo o que fazemos, pois Dele nada escondemos. Mas se Ele instaurasse uma CPI em nossas vidas e fizesse uma quebra de sigilo dos nossos telefonemas, e-mails, conversas no MSN. E como Ele é o Todo Poderoso poderia também quebrar o sigilo de conversas escondidas que temos, dos nossos pensamentos, dos nossos olhares, dos nossos sentimentos, de tudo que está em oculto nas nossas vidas. Neste momento muitos gritariam “A casa caiu!!!”, pois a condenação era certa.
         Nós temos como maior exemplo a ser seguido o nosso mestre Jesus. Que em sua época na terra foi muitas vezes perseguidos por fariseus, religiosos e poderosos que tentavam encontrar em Jesus algum erro para que o condenassem.

- Mateus 22:15-22 / Lucas 14:1-6 / João 8:1-11; 10:22-42
         Estas são algumas passagens que mostram a vontade dos religiosos da época de acusarem a Jesus e matá-lo. Em todas estas passagens a tentativa deles foi fracassada, pois em nada conseguiram acusar a Jesus. Na questão do tributo, na cura de um homem no sábado, no perdão a mulher adúltera, quando interrogado por dizer ser o Filho de Deus. Na lei de Deus e na lei humana, não havia como condenar a Jesus, pois Ele é perfeito e nele não há pecado algum. Tentavam pegar a Jesus em alguma palavra, atitude, postura, mas a cada resposta de Jesus ficavam enfurecidos e sem saber o que falar, pois não tinha nada que o acusasse.
         Em 1 Pedro 1:16 ele cita o que Deus diz em sua Palavra “Sede santos, porque eu sou santo”. Devemos buscar a santidade do Senhor, a aprovação de Deus em nossas vidas. Em Antioquia os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos, talvez de uma maneira pejorativa, mas que representava a quem eles seguiam, a Cristo. Se seguimos a Cristo devemos nos parecer com Ele, ou pelo menos tentarmos parecer com Ele. E ele é Santo, quando esteve na terra não havia nenhuma condenação em seu caráter.
         Quando buscamos nos parecer com Jesus, não precisamos colocar uma capa de espiritual, porque somos transformados de dentro pra fora, a atitude cristã que temos vêm naturalmente em nossas vidas, em função da nossa caminhada com o Senhor. Não precisamos esconder nada de ninguém, podemos ser a nós mesmos, pois não nos preocupamos com a aprovação dos homens, mas de Deus que está vendo tudo aquilo que fazemos.
        
- Lucas 23:1-7; 13-23; Mateus 27:23-26
         Jesus não morreu por ser condenado, mas para cumprir o propósito de Deus. Pilatos não tinha nada para o acusar e lavando as mãos se “inocenta” do sangue do justo Jesus. Ele morreu sem pecados, mas levando em si todos os pecados da humanidade. Todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus.

         Deus quer levantar uma geração santa, que tem como adoração não um estilo de música, mas de vida. Que busca a santidade do Senhor, que deseja muito mais do que as bençãos de Deus, mas quer viver a Sua vontade. Jesus nos chama para fazer obras iguais e maiores do que a Dele, mas para isto precisamos viver pela Sua vontade. Como receberemos Sua autoridade, se não queremos ter um caráter por Jesus aprovado?
         Qual nossa motivação em buscar a Deus? O que temos feito diante do que Ele tem nos falado? É muito bom ouvir a história de grandes homens que foram usados por Deus, na Bíblia e em muitas épocas. Mas Deus quer levantar homens e mulheres dispostos a serví-lo nos dias atuais. Sejamos aprovados por Deus e assim vivamos verdadeiramente uma vida cristã, na presença do Senhor.


Santifica-nos e aprova-nos para louvor da Sua Santidade Senhor!

Pr TarcisioFreitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário