domingo, 12 de junho de 2011

AONDE QUEREMOS ADORAR A DEUS?



- Êxodo 25:1-9
         Deus pede a Moisés que falasse ao povo de Israel que levasse ofertas, para que se construa um Tabernáculo, uma tenda, que seria um lugar sagrado de habitação do Senhor, onde ele manifestaria sua presença e se relacionaria com seu povo. Todos os detalhes desta construção foram direcionados por Deus, as medidas, os materiais a serem utilizados, a forma de construção.
         Esta era uma tenda portátil que conforme a núvem do Senhor se movia, o povo levantava acampamento e carregava junto este tabernáculo. Moisés estava com uma grande multidão pelo deserto. E todo o povo, dividido nas 12 tribos de Israel se acampava ao redor do Tabernáculo.
         O Tabernáculo era dividido em três partes: Átrio, Santo Lugar e Santo dos Santos (Santíssimo). Cada um destes lugares tinha sua importância e acessos restritos. No tabernáculo além do relacionamento de Deus com os homens, era o local onde o povo levava o seu sacrifício, para ser perdoado seu pecado.
         No átrio todo o israelita tinha acesso para levar seu sacrifício. Nele estavam o Altar do Holocausto, onde eram sacrificados os animais para expiação do pecado. A única forma de expiar o pecado era pelo sangue derramado neste altar. O animal levado pelo adorador era de acordo com sua riqueza (touro, cabra, cordeiro, rola, pombo). O animal não podia ter defeito e era entregue ao sacerdote para realizar o sacríficio.
- Levítico 1:1-7
         Após isto o sacerdote passava por uma pia de bronze onde lavava seus pés e suas mãos para se purificarem antes de entrar no Santo Lugar. Todos entravam pelo portão de entrada do Átrio, mas este era o único local de acesso ao povo, os demais compartimentos eram de acesso ao sacerdote e sumo sacerdote.
- Êxodo 30:17-21

         No Santo Lugar os sacerdotes se deparavam com a Mesa dos Pães da Proposição, com 12 pães representando as tribos de Israel. Os sacerdotes comiam daqueles pães. Havia também o Menorah, candelabro de ouro, que iluminava o local. Os sacerdotes trocavam o pavio e colocavam azeite para que permanecesse acesso. Outro item encontrado neste lugar era o Altar do Incenso, que duas vezes por dia recebia incenso com especiarias finas e raras e exalavam um perfume agradável que subiam ao Senhor.
         Por fim exisitia um local, com acesso permitido somente ao Sumo Sacerdote, o Santo dos Santos (Santíssimo Lugar), que era adentrado somente uma vez ao ano, no Dia da Expiação. Este local era separado por um véu.
- Êxodo 26:31-34 ; 30:10 / Levítico 16:2 / Hebreus 9:1-5
         O local não tinha nenhuma iluminação natural, a própria Glória de Deus, a Shekinah, iluminava o local. O sumo sacerdote entrava para fazer expiação dos seus pecados e da nação. Neste local ele ouvia a voz do Senhor. Os objetos destes locais eram preciosos, havia lá a Arca da Aliança, tendo dentro dela as tábuas com os 10 mandamentos, um pote com o maná e a vara de Arão. A arca simbolizava a presença de Deus e foi utilizada em diversas batalhas de Israel. Grande era a Glória e a presença do Senhor naquele local.
- Êxodo 40:34-35

         Mas aquele presença maravilhosa antes restrita apenas ao Sumo Sacerdote, hoje é acessível para todos. Não há mais véu que separa, Jesus, o Caminho, quando morto trouxe o acesso de Deus aos homens. Devemos entrar no Santo dos Santos com ousadia e intrepidez, pelo sangue de Jesus.
- Mateus 27:51 / Hebreus 10:19-21

- Hebreus 9:11-28
         O ato de  sacrifício feito pelos sacerdotes era maravilhoso, mas foi transitório, Jesus é o sumo sacerdote e fez o sacrifício eterno. Quando João Batista viu a Jesus ele disse, este é o cordeiro que tira o pecado do mundo. O salário do pecado é a morte, e ele foi totalmente pago com a morte de Jesus na cruz do calvário.
- 2 Coríntios 5:21 / 1 Coríntios 15:21-22

         O que devemos fazer agora? Apenas adorar a Deus de longe? Entrar apenas no Átrio?
- Hebreus 10:22-25
         Devemos nos santificar, nos limpar e através de Jesus nos apresentarmos diante de Deus com nosso louvor, redenção e adoração. Quanto mais se aproximava do Santíssimo Lugar os utensílios eram mais valiosos, de ouro. Da mesma forma quanto mais nos aproximamos de Deus somos refinados, purificados, como o ouro é pelo fogo. Entregamos não mais um animal como sacrifício, mas nossas próprias vidas ao Senhor. Hoje nós exercemos sacerdócio real diante do Senhor (1 Pedro 2:9-10).


Entremos no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus!
By Pastor Tarcisio Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário