terça-feira, 5 de julho de 2011

COMO BATALHAR ESPIRITUALMENTE



A Bíblia registra diversas guerras, batalhas travadas pelo povo de Israel. Foram diversos inimigos que apareceram no caminho deste povo e em cada batalha travada há uma forma de Deus trabalhar, livrar e dar vitória ao seu povo. Alguns exemplos conhecidos: a saída do povo de Israel do Egito, Davi contra Golias, batalhas contra os filisteus, Josué em Jericó, Elias contra os profetas de Baal e tantas outras. Com as histórias bíblicas aprendemos muitas táticas de guerra, defesa e ataque contra o adversário e acima de tudo a dependência de um General superior que toma o controle de todas as situações.
         Mas muitos podem pensar “Isto foi no Antigo Testamento, eram outros tempos, outra maneira de Deus agir com o povo”. Realmente hoje para conquistarmos, avançarmos e alcançarmos a vontade de Deus não é preciso o derramamento de sangue, nem lutar contra pessoas ou nações, mas uma batalha continua sendo travada, uma batalha no mundo espiritual.
         Nós temos um adversário declarado na palavra de Deus: Satanás, Lúcifer, diabo, que seu próprio nome significa adversário, acusador. Ele tem um propósito claro contra nossas vidas, nos roubar, matar e nos destruir (João 10:10), ele age na legalidade. Ele tem um poder, uma autoridade e um trono sobre os seus demônios. Faz de tudo para afastar os homens da vontade de Deus.
         A origem e queda de Satanás não são descritas diretamente em seu nome na Bíblia. Mas dois textos da Bíblia que falam de reis da Babilônia e de Tiro são normalmente atribuídos como um paralelo para a sua existência antes de atuar na terra.
- Ezequiel 28:12-17 / Isaías 14:12-15
         Ele esteve no jardim do Éden quando seduz a mulher para comer o fruto, levando o homem a sua queda (Gen 3:1-6). Também se levantou contra Israel e incita a Davi a levantar o censo de Israel (1 Cr 21:1). Estava rodeando e passeando na terra, quando chega na presença do Senhor, questiona a fidelidade de Jó e recebe permissão para tocar nos seus bens (Jó 1:6-12). Tentou a Jesus no deserto, após o Senhor jejuar quarenta dias (Mateus 4:1-11).
         O diabo vêm com propósito de roubar a semente que é a Palavra de Deus dos corações dos homens (Lucas 8:12). Ele é o pai da mentira (João 8:44).
- 1 João 3:7-10
         Aqueles que vivem na prática do pecado são considerados seus filhos. Nós que desejamos a vontade de Deus, sendo assim seus filhos devemos nos afastar do pecado. Mas quando o cometermos, pois todos pecamos, devemos nos arrepender e confessar ao Senhor para que sejamos perdoados e purificados de toda injustiça (1 João 1:8-10)
         Muitas pessoas não gostam de falar do diabo, e quando ouvem este nome batem na madeira, se benzem, fazem sinal da cruz. Mas gostando ou não de ouvir e falar neste nome ele existe e está procurando uma brecha, uma pessoa para devorar (1 Pedro 5:8).
         Nós não podemos cair no erro do triunfalismo, achando que o diabo não tem poder neste mundo ou que não exista. Esta é a vontade dele, que não acreditem em sua existência ou em sua maldade. Ele fará de tudo para destruir o homem e levá-lo junto com ele para o inferno. Mas também não devemos ter medo dele, pois nos foi dada autoridade no nome de Jesus repreender e expulsar os seus demônios. Nosso papel é de não dar lugar ao diabo (Efésios 4:27) e o resistir para que ele se afaste de nós (Tiago 4:7).
- Apocalipse 20:1-3 / 7-10
         O seu fim está decretado, lago de fogo e enxofre por toda a eternidade. Até chegar este dia nós travaremos uma batalha no mundo espiritual contra o reino de Satanás.
- Efésios 6:10-18
         Há uma hierarquia no reino das trevas com seus principados, potestades, demônios. E para combatermos o combate contra este reino temos uma armadura a ser vestida. O apóstolo Paulo faz uma comparação da armadura de um soldado romano daquele século com o que devemos nos vestir para este combate, para ficarmos firmes contra as ciladas do diabo. Nós profeticamente declaramos o vestir desta armadura, mas acima de tudo devemos viver cada uma destas peças em nossas vidas, para tomarmos posição nesta batalha.
- Cingir com a verdade: o cinto da verdade é aquilo que deve estar no centro de nossas vidas. A verdade é a Palavra de Deus. Somenta ela nos liberta. (João 8:32/17:17). Não podemos viver na mentira, pois ela não tem parte com Deus, Jesus é a verdade;
- Vestir a couraça da justiça: crer na soberania e justiça de Deus nos defende de todo ataque. Estamos protegidos quando cremos e buscamos a justiça de Deus revelada no evangelho (Mateus 5:6 / Romanos 1:17);
- Calçar os pés com a preparação do evangelho da paz: Quando servimos a Deus obedecemos os seus mandamentos e anunciamos a Sua salvação para todos (Mateus 28:19 / Marcos 16:15-16);
- Embraçar o escudo da fé: quando confiamos em Deus nos defendemos de tudo aquilo que o diabo lança contra nossas vidas, contra toda incredulidade. Nós cremos no impossível, nos milagres, nas curas, na salvação (Hebreus 11:1-3, 6);
- Tomar o capacete da salvação: um lugar aonde o inimigo tenta nos atacar é na mente, lá uma grande batalha é travada. Por isto devemos proteger nossas mentes para não sermos confundidos e discernirmos todas as coisas espiritualmente (1 Coríntios 2:16);
- Tomar a espada do Espírito: a única arma de ataque desta armadura é a Palavra de Deus. Devemos manejar bem a Palavra da verdade (2 Timóteo 2:15). Quando Jesus venceu a Satanás no deserto ele combateu com a Palavra. Na visão de João em Apocalipse, o Senhor tem uma espada afiada que sai da sua boca. A palavra de Deus é vida e eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes.
         São nestas condições que devemos lutar e combater o malígno. Sempre lutando debaixo da cobertura do Senhor e poder do nome de Jesus Cristo. Pois no Senhor está a nossa vitória sobre todas as coisas.

Sejamos revestidos para este combate, no nome do Senhor dos Exércitos!
Pastor Tarcisio Freitas

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor, meu nome é Eliane e acompanho a Igreja Evangelica Bola de Neve pelo Fecebook, conheco alguns irmão em Cristo que Congregam com Vcs, e gostaria de Parabenizar pela dedicação na obra de Deus, e gostaria de falar que essa Palavra COMO BATALHAR ESPIRITUALMENTE, falou muito comigo assim q comeceia ler, é muito interessante e que Deus seja Glorificado, por essa sabedoria em disernir a palavra de uma forma tão clara e objetiva de facil intendimento, tbm gostaria de pedir se posso estar ultilizando esse estudo na minha igreja com alguns jovens, é de estrema importância que esse estudo seje divulgado... volto a parabenizar a Igreja Bola de Neve e seu Pastor Tarcisio e Pastora Potira, pelo belo trabalho desenvolvido. Que Deus continue a abençoar grandemente esse ministério.

    ResponderExcluir
  2. A paz irmã, pode usar sim sem problemas, queremos que mais vida sejam impactadas por essa palavra maravilhosa que Deus nos deu... Deus abençoe

    ResponderExcluir