sábado, 19 de novembro de 2011

RECEBENDO O DISCERNIMENTO


        
        Na vida encontramos diversas pessoas que se conhecimento de um determinado assunto tentam fundamentar suas opiniões. São os popularmente conhecidos como “sem noção”. A Bíblia registra a história de algumas pessoas que sem entendimento algum do que queriam fazer tentaram agir ou se expressar. Exemplos: Quando os fariseus disseram que Jesus expelia demônios pelo poder de Belzebu. O que falar dos exorcistas ambulantes que tentaram expulsar demônios no nome do Jesus que Paulo prega. Ou então daquela mulher que disse a Jesus que bem-aventurada era a mulher que tinha o concebido e os seios que o amamentaram.
         Nós precisamos ter o discernimento espiritual das coisas, que nos é ensinado pelo Espírito Santo de Deus. Uma pessoa que tem contato com o mundo espiritual, mas não tem discernimento na Palavra acerca das coisas espirituais, acaba “pirando”, fica impressionada, diante dos acontecimentos que ver na igreja ou em sua própria vida. Pois não é possível discernir coisas espirituais com uma mentalidade natural. O julgamento natural pode cometer erros e se submeter a “moveres” que não vêm de Deus ou desprezar uma obra do Senhor.

- 1 Coríntios 2:6-8
         A pregação de Paulo não era baseada em sabedoria humana ou mensagem persuasiva, mas em demonstração do Espírito e de poder. A sabedoria humana não é nada perto da sabedoria de Deus. Ela estava oculta, mas Deus se revela em Cristo e este entendimento dos mistérios de Deus se faz por meio do Seu Espírito.
         O mistério é a verdade do coração de Deus revelada ao homem. A voz de Deus traz entedimento e direção ao homem. A sua vontade não traz confusão no coração do homem, mas a paz de Cristo deve ser o árbitro em nossos corações (Colossenses 3:15). Ainda que na maioria das vezes ela irá confrontar a desejo humano.
        
- 1 Coríntios 2:9-10
         Nós somos formados: corpo, alma e espírito. O Espírito Santo revela até as profudenzas de Deus, aquilo que antes era oculto aos homens, nos dando toda a sabedoria necessária.

- 1 Coríntios 2:11-13
         O espírito do homem conhece as coisas do homem e o Espírito Santo das coisas de Deus. Ele fala ao nosso espírito, e este está sujeito ao profeta de Deus. Ele derrama poder sobre nós gratuitamente. Um certo mágico, chamado Simão, ao ver o derramamento do Espírito Santo sobre as vidas, através dos apóstolos, deu dinheiro para comprar aquele poder. Mas não adquirimos o poder de Deus com dinheiro ou conhecimento humano. Um homem considerado “humilde” no julgamento do mundo pode receber o discernimento espiritual. E um doutor pode não ter nenhum entendimento acerca das coisas de Deus.
- 1 Coríntios 2:14-16
         O homem espiritual recebe sabedoria do alto que é oposta com a mundana.  A palavra nos foi ensinada pelo Espírito Santo. O discernimento vindo de Deus parece ser loucura ao homem natural. As atitudes e escolhas que tomamos quando discernimos no Espírito trazem confusão ao mundo, Nós porém temos a mente de Cristo.

         Em Tiago 3:13-18 diz: Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.
Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.  
        
         Crescendo na caminhada com o Senhor passamos a comer alimento sólido, nos tornando aptos para discernir o bem e o mal.
Hebreus 5:14. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
         O Senhor quer que sejamos sacerdotes. Para isto precisamos ter o discernimento, pois um cego não pode guiar outro cedo. Como um sacerdote diante do Senhor vamos orientar o povo a distinguir o santo e o profano e discernir o imundo e o limpo.
         Não podemos ser movidos por nossas emoções ou levados por ventos de doutrinas. Precisamos firmar nossa vida na Rocha, Jesus. E devemos ser conduzidos pelo Seu Santo Espírito.


         Recebamos o discernimento do Espírito de Deus!!!

Um comentário:

  1. A PAZ DE CRISTO AMADOS.

    SENHOR OBRIGADA POR USAR OS SEUS SERVOS, PARA NÓS ENSINAR SOBRE TI. POIS SOZINHOS PAI, NÃO CONSEGUIMOS NADA, TEMOS QUE TER UNIÃO DE IRMÃO COM IRMÃO, PARA DIVIDIR O CONHECIMENTO QUE O SENHOR NOS DÁ COM O PASSAR DOS TEMPOS.
    CAPASSITA Ó PAI, AQUELES QUE SE ACHAM IMCAPAZES DE COMPREENDER O SEU QUERER, E NÓS DÊ VISÃO DE ÁGUIA, PARA ENCHERGARMOS O QUE É DO SENHOR E O QUE NÃO É!
    PAI PRECISAMOS DA SUA MISERICÓRDIA, POIS SOMOS FRACOS E PASSÍVEIS A ERROS, QUE NÃO VENHAMOS ENVERGONHAR O TEU ESPÍRITO, COM INVERDADES E INJÚRIAS!
    OBRIGADA PELO SEU AMOR!!!

    ASS. ELIANE MONTEIRO.

    ResponderExcluir