sábado, 11 de fevereiro de 2012

CUIDE DO TEMPLO


- 1 Coríntios 9:24-25
         O apóstolo Paulo está fazendo uma comparação da corrida de um atleta com a corrida de um cristão para se manter qualificado na pregação do evangelho. Com certeza esta preocupação em manter uma conduta cristã, espiritual, mantendo sempre a fé inabalável e a pregação constante do evangelho é um assunto abordado constantemente na igreja. Pois a bíblia nos ensina a esta importância. Mas se este desafio fosse literal? Uma convocação para uma corrida em um estádio para alcançar um prêmio. Como será que sairíamos nessa prova?
         A maioria de nós cristãos, por sabermos da importância primordial de cuidar de nossa vida espiritual, temos deixado um pouco de lado o cuidado do nosso corpo. Mas será que realmente Deus não se importa com isto? A Palavra condena cuidar do corpo? Ou temos errado em desprezar este cuidado?

- 1 Timóteo 4:8
         Para aqueles que não querem saber de cuidar do seu corpo, eis a resposta esperada. A base para continuar no sedentarismo. Mas não isto que a Palavra está dizendo. Toda a bíblia nos ensina a ter uma vida santa e agradável a Deus e isto está completamente relacionado com o nosso homem interior. Nosso cuidado maior sempre deve ser na nossa vida espiritual. A mudança no coração do homem é o que Deus quer provocar. Portando buscar a saúde espiritual é aonde devemos dedicar mais tempo e esforço em nossas vidas.
         Mas os nossos corpos foram criados por Deus e são santuário do Espírito Santo. Nós fomos comprados por Cristo completos, alma, espírito e corpo. O corpo também tem um propósito diante de Deus. Nós devemos glorificar ao Senhor em nosso corpo.
- 1 Coríntios 6:19-20
         A preocupação maior apresentada neste contexto em relação ao o corpo deve ser em não utilizá-lo para o pecado e sim para a glória de Deus. A impureza, a prostituição, a carnalidade não devem ser alimentos ao nosso corpo. Ele agora pertence a Deus, portanto à vontade de Deus. Então não devemos satisfazê-lo com o pecado e sim santificá-lo com a Palavra. (vers. 12-18).
         O cuidado com o corpo é importante, pois através dele cumpriremos o propósito de Deus em nossas vidas. Não devemos ter este cuidado pelo padrão do mundo. Hoje o que mais vêmos é o culto ao corpo, a preocupação exagerada neste cuidado. Isto não deve acontecer, somente ao Senhor devemos prestar culto. Mas ignorar o cuidado com o corpo, com a saúde, tem roubado a vida de muitos cristãos. Muitas vezes não nos cuidamos por achar isto desnecessário para um cristão, mas sofremos consequência de rejeição pelo corpo que temos. Deixamos de viver segundo a perfeição de Deus, fomos criados por Ele para ser completamente feliz e pleno com tudo o que Ele nos deu. Na maioria das vezes a preocupação vêm quando estamos doentes. Devemos cuidar da criação de Deus, inclusive a nós mesmos. Sempre com moderação, tornando este cuidado também para a glória de Deus.
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1 Coríntios 10:31).

- 3 João 2
         O apóstolo João se preocupa com Gaio que ele mantenha a saúde e alma prósperas. Pois isto é fundamental para que a obra continue através de sua vida. Para isto temos que cuidar bem de nós mesmos. Até quando queremos pregar o evangelho? Para não encerrarmos cedo esta carreira, não sermos vencidos pelo corpo, enfermidade, cansaço, devemos cuidar bem de nosso corpo e saúde. Com uma boa alimentação, prática de esportes, descanso necessário.
         Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, portanto perfeitos. Não tenhamos o modelo de beleza do mundo, mas nos alegremos naquilo que Deus fez e cuidemos bem dele.

O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo. (Provérbios 11:17)


Glorifiquemos ao Senhor em nossos corpos!

Um comentário:

  1. SEI QUE JESUS PODE ME SALVAR SO NAO SEI COMO ABRIR MEU CORAÇÃO PRA ELE....ME AJUDEM POR FAVOR

    ResponderExcluir