quinta-feira, 1 de março de 2012

AS ESCOLAS NA VIDA


Durante toda a nossa vida passamos por diversas fases, temos diversos aprendizados. Alguns tão marcantes que carregamos por toda nossa vida. Cade fase da vida tem sua importância e são como escolas que vão moldando nosso caráter. Sempre temos o que aprender e ter esta humildade e consciência é importante para não ficarmos parados em nosso conhecimento. Todas as coisas aprendidas na vida tem o seu valor, mas nem tudo deve ser guardado. Nem tudo o que nos ensinarem deve ser levado pelo resto da vida.
- 1 Tessalonicenses 5:21
Examinem tudo, fiquem com o que é bom.

A Bíblia relata a história de Moisés, um homem que marcou sua geração e a história do seu povo. Viveu 120 anos e teve em sua vida 3 períodos marcantes. Foram 3 fases, 3 escolas, que duraram 40 anos cada. A escola egípcia, a hebréia e a do deserto.
- Deuteronômio 34:7-8
Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu, mas ainda enxergava bem e tinha boa saúde. Ali nas planícies de Moabe os israelitas choraram a morte de Moisés trinta dias, até terminar o tempo de luto.

- Atos 7:17-22
Em sua defesa no Sinédrio, Estevão, faz um resumo da vida Moisés. Ele nasceu hebreu, em um tempo de perseguição ao seu povo. Israel havia descido ao Egito no período de fome. José, filho de Jacó e governador do Egito, havia chamado sua parentela, pois lá havia mantimento. No Egito eles ficaram e se multiplicaram. Porém o tempo passou e um novo rei foi levantado no Egito, um rei que não conhecia a José. Ele viu o crescimento do povo hebreu como uma ameaça aos egípcios. Então dá a ordem para que todo filho homem que nascesse entre os hebreus fosse lançado no rio Nilo.

- Êxodo 1:22; 2:1-10
Moisés foi criado por sua mãe quando bebê e depois levado à filha de Faraó, da qual se tornou filho. No Egito teve a primeira escola de sua vida. Durante os primeiros 40 anos foi instruído em toda sabedoria dos egípcios, foi educado e recebeu a sua formação.

- Atos 7:23-29
Com 40 anos de idade, Moisés visita seus irmãos e lá inicia a sua segunda escola, tornou-se peregrino com o povo hebreu. Esta fase de sua vida foi onde ele resgatou suas origens, formou sua família, teve dois filhos, enfrentou problemas de relacionamento.

- Êxodo 2:15-25
Estas 2 escolas na vida de Moisés foram importantes, mas não suficientes para o transformarem em alguém que marcasse a história. Estes aprendizados que ele teve podem ser comparados com o que temos na vida. Aprendemos com nossa criação, com nossa família, com os estudos, trabalho, relacionamentos. Embora sejam importantes na vida, nenhum destes conhecimentos nos formam um verdadeiro homem de Deus, que possa marcar a vida com um propósito acima do que o humano. Assim como Moisés precisou entrar na terceira e mais importante escola de sua vida, se quisermos ter uma vida marcada pela vontade de Deus acima da nossa, estejamos preparados para esta nova fase. Bem vindo ao deserto, a escola de Deus!!!


- Atos 7:30-44
Embora o deserto não seja o lugar final de Deus para um homem, é o lugar aonde somos forjados para lidar com toda e qualquer situação na força e dependência de Deus. Há um grande desespero em todo servo de Deus em sair do deserto, mas devemos aprender com ele e entender que talvez sem ele não conheceríamos tanto a Deus como devemos.
No deserto Moisés iniciou um tempo novo em sua vida e lá passou seus últimos 40 anos aonde aprendeu aquilo que nenhuma outra escola poderia ensinar. Aprendeu a se relacionar com Deus, a depender de Deus, a lidar com as inúmeras dificuldades que enfrentou com o povo de Israel em toda esta jornada. Mas ali foi marcado por Deus e marcou toda a história, conduzindo o povo para o cumprimento da vontade do Senhor.

- Êxodo 3:1-14
Em nenhum outro lugar Moisés aprendeu tanto quanto no deserto, lá ele conheceu a Deus, aprendeu aquilo que realmente importa na vida com o Senhor. Aquilo que nenhum sábio deste mundo poderia ensinar. O ensinamento de Deus é mais valioso do que a maior sabedoria humana. Se quisermos ter uma vida marcada por Deus, estejamos dispostos a aprender com Ele. Se preciso tudo de novo, se preciso descartar tudo o que aprendemos anteriormente e deixar Deus ensinar o que deve ser mantido.
 Para aprendermos com Deus temos que estar dispostos a aprender algo novo sempre. É importante nos desfazermos de estruturas antigas, de ensinamentos que precisam ser descartados. Deixemos de lado a soberba e sejamos humildes para aprender sempre, pois a soberba é o maior inimigo do aprendizado.

- Mateus 11:25
Naquela ocasião Jesus disse: Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos!

Ser humilde, disposto a aprender como uma criança são chaves fundamentais para se formar na escola de Deus. Os religiosos da época de Jesus não conseguiam aprender sobre o reino de Deus, o conhecimento teológico que tinham, a noção de vivência da lei, impendiam que eles recebessem da verdade e simplicidade da Palavra de Deus. Com isto erravam, pois como Jesus disse não conheciam o poder de Deus, nem as escrituras (Mateus 22:29).
No deserto as formações do mundo não valem de nada, um doutor e um analfabeto passam fome da mesma forma e ambos precisam aprender a depender de Deus. Os conceitos que tínhamos no mundo se desfazem diante da incapacidade humana de encontrar soluções. Só resta buscar em Deus e aprender com Ele. Descobrimos que tudo o que aprendemos na vida não e suficiente para nos salvar. O nosso diploma não nos alimenta, a "malandragem" não nos livra das dificuldades. Precisamos da provisão sobrenatural de Deus. Descobrimos que realmente somos pó, nos colocamos no nosso lugar e deixamos Deus assumir o lugar Dele em nossas vidas. O deserto é a melhor escola da vida, trata nosso caráter e nos leva a conhecer verdadeiramente a Deus. Aquilo que aprendemos, que possa ser útil, toda nossa habilidade, passa a agir a favor da vontade de Deus.
O exemplo de muitos homens na Bíblia nos mostram isto. Nem todo o conhecimento de Moisés foi suficiente. Quando Deus pede para ele falar com Faraó, ele diz ser pesado de língua, precisava do auxílio de Deus. Jó era um homem justo, mas a dificuldade que ele viveu fez entender que a sua justiça não bastava. Só então conheceu a Deus e sua justiça. O apóstolo Paulo precisou se desfazer de tudo o que tinha aprendido para aprender novamente com Cristo.
- Filipenses 3:7-11
Por melhor formação que tenhamos tido, na escola de Deus temos que nos dispor a aprender do zero. Nem tudo o que aprendemos na vida estarão na "cartilha" desta nova escola. Mas em Deus aprendemos aquilo que realmente importa.



Aprendamos com Deus na escola mais importante da vida!

3 comentários: