sexta-feira, 9 de março de 2012

Qual tem sido nossa reação?


- Mateus 5:38-42
Jesus ensina princípios e verdades neste sermão, que são contrárias aos valores do mundo. A questão da vingança, pagar mal a quem fez mal, é para o homem como um sentimento de justiça. Afinal quem fez o mal deve receber o mal, assim pensamos. Mas Jesus traz uma nova motivação ao coração humano, uma nova forma de se relacionar com o próximo e com as condições contrárias que recebemos na vida.
O famoso "dar o troco" quanto estamos em Cristo, passa a ser diferente. Como cristãos a nossa reação diante daquilo que recebemos jamais deve ferir a santidade de Deus. Independente do que tenha acontecido conosco, a nossa reação deve exaltar ao Senhor. Não é ter "sangue de barata", mas ter o sangue de Cristo que nos lava e nos faz uma nova criatura. É parar de justificar as reações com: a "carne é fraca" ou "ninguém é de ferro".  Sempre teremos motivos para justificar o erro, porém melhor que isto é se humilhar e ser perdoado por Deus. Devemos agir e reagir como alguém que verdadeiramente foi transformado, que morreu e nasceu de novo, no Espírito.
Nós sabemos como agir como cristãos. Vamos aos cultos, nos entregamos no louvor, ouvimos a Palavra, nos rendemos ao mover. Mas como tem sido nossa reação diante das coisas que temos recebido? Quando somos contrariados, permanecemos agradando a Deus? Quando sofremos um contra-ataque das trevas, tentando nos atingir e nos derrubar, oferecendo suas propostas tentadoras, ainda assim continuamos dando glória a Deus? Ou temos servido a Deus até que uma dificuldade, luta, tentação apareçam à nossa frente, aí cedemos.

- Daniel 1:1-9
Na Babilônia, jovens judeus são levados cativos, entre eles Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Que recebem o nome de Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eram jovens com muitas qualidades, tiveram uma boa apresentação, um início posicionado. Daniel está determinado a não se contaminar com as finas iguarias do rei e Deus concede a compreensão dos chefes dos eunucos. Entre os alimentos do rei haviam alimentos proibidos aos judeus. Por isto Daniel se mantém firme em suas convicções.
Eram jovens, estavam em uma terra estranha, começaram a sofrer pressões naquele lugar, que não pararam por aí. Em nossas vidas situações surgirão e a maneira como reagimos a elas determinam o que acontecerá pela frente. A nossa reação diante das circunstâncias mostra realmente quem tem comandado nossas vidas.

- Daniel 3:10-30 / 6:7-28
Estes jovens foram provados, passaram por situações onde suas vidas foram colocadas à prova. Em situações onde facilmente alguém cederia, mas eles se mantiveram firmados em Deus. Não se curvaram para adorar outros deuses, não deixaram de adorar o Deus de Israel e viveram grandes livramentos. Deus guarda e livra aqueles se mantém firmes em Sua presença. Aqueles que não cedem ao pecado, que não deixam de honrar a Deus, mesmo com situações contrárias em suas vidas, estes se levantam com autoridade e virtude diante do Senhor. Começam a viver outros níveis espirituais, saem da posição de inconstância e adquirem autoridade no nome de Jesus para viverem uma vida santa e agradável a Deus.
Reagir como cristão é um grande desafio, mas é a prova que mostra se realmente estamos firmados na rocha, Jesus Cristo. Seremos tentados pelo diabo, provados por Deus, desafiados pelas situações da vida e a nossa resposta deve mostrar o quanto fomos marcados por Deus, o quanto vale para nossas vidas permanecer na presença de Deus.
Jesus foi tentado pelo diabo no deserto, após orar e jejuar por 40 dias. Foi tentado na fome, confiança, no poder. Satanás ofereceu aquilo que o homem sem Deus aceitaria, um caminho mais fácil, mas que o afastaria da vontade do Pai. A resposta de Jesus foi na Palavra e não na deficiência da carne.
Na cruz sofreu dores, Ele se humilhou. A sua carne não queria passar por aquilo, mas o seu maior desejo era de cumprir aquilo que o Pai lhe havia designado, Jesus sempre foi um com o Pai. Da mesma forma devemos ser um com o Senhor. Nossas reações mostram quanto anelamos pela presença.

- João 17:20-23



Nossas ações e reações devem atrair a presença de Deus!

Um comentário:

  1. Deus abençoe demais o ministério de vocês!
    E que venha a Viamar!!!

    ResponderExcluir