quinta-feira, 24 de maio de 2012

Desfazendo a esterilidade



- Salmos 113:5-9
Ser mãe sempre foi e continua sendo um grande sonho para a mulher. O tempo tem passado, diversas coisas ficam e saem de moda, mas a benção de ter um filho sempre será uma grande realização, talvez a mais esperada na vida. Por isto a frustração deste sonho causa tanta tristeza e desespero, principalmente para a mulher. Diversas mulheres na Bíblia sofreram com a esterilidade até que receberam um milagre do Senhor.
Foi assim com Sara, mulher de Abraão, que recebeu a promessa de que teria um filho, quando tinha 65 anos. Esperou por 25 anos para ver o cumprimento da promessa com o nascimento do seu filho Isaque. Da mesma forma a esposa de Isaque, Rebeca, era estéril ate receber o milagre do Senhor tendo gêmeos, Esaú e Jacó. Não diferente de seus antepassados, Jacó também teve uma esposa que não podia ter filhos, Raquel. Ela sofreu tanto em ver que sua irmã Lia dava filhos à Jacó, que disse uma frase marcante para seu marido: Dá-me filhos, senão morro. (Gênesis 30:1). Este mesmo milagre acontece com a mãe de Sansão e Isabel, mãe de João Batista. Se chamamos o nascimento de milagre da vida, quem dirá nestes casos aonde o homem, a ciência, os médicos dizem ser impossível que a mulher tenha filhos e isto venha a acontecer.
Ser estéril para a mulher daquela época, além de trazer o sentimento de incapacidade, haviam também diversos preconceitos que rebaixavam ainda mais a mulher que não gerasse filhos. Era considerada um ramo seco, por não dar continuidade na geração do marido e muitas vezes criam que isto acontecia por um castigo divino. A lei babilônica chegava a obrigar a uma mulher que não pudesse dar filhos ao seu marido a providenciar uma substituta para dar continuidade em sua posteridade.
Encarar a esterilidade é algo muito complicado na vida de uma mulher, no casal. O sentimento de abandono gerando questionamentos a Deus tentam dominar a mente e o coração, tentando apagar a fé em Deus e a esperança do milagre. Gerando uma raiz de amargura que ofusca o amor e cuidado de Deus por nossas vidas. Este sentimento de amargura alcançou o coração de duas mulheres que sofriam de esterilidade na Bíblia, Mical e Ana. Mas a atitude de cada uma diferente diante desta situação e sentimento. O que aconteceu no final também não foi igual para as duas.

- 2 Samuel 6:16-23
Mical, filha de Saul, foi dada por seu pai a Davi como esposa. Ela amava a Davi, mas ficou sozinha quando Davi se exilou para se livrar da tentativa de morte que Saul tentava tramar. Neste tempo Davi teve outras mulheres e Mical foi dada em casamento por Saul a Paltiel. Mas quando Saul morre e Davi assume o trono de Judá pede sua esposa Mical de volta. Aquela mulher teve uma vida nada fácil e um sentimento de amargura entrou em seu coração de tal forma que desprezou o homem a quem tanto amava, quando Davi chega dançando com a arca de volta para Jerusalém.
Mical na infelicidade de sua vida morreu sem ter filhos. As tristezas transformaram o coração desta mulher em um coração insensível, não tinha prazer e esperança na presença de Deus e o desprezo foi o sentimento que teve em meio a alegria do povo.
- Hebreus 12:14, 15

Por outro lado vemos a história de Ana, também estéril e amargurada por esta situação que acontecia em sua vida teve uma atitude que fez toda a diferença. Ao invés de se entregar à situação e ao sentimento, desprezando a presença de Deus, ela permaneceu firme diante de Deus, derramando toda a sua alma em oração.


- 1 Samuel 1:1-19
O Senhor ouve o clamor e o voto de Ana. Uma palavra é liberada sobre sua vida através do sacerdote Eli e Deus concede a benção a esta mulher de oração e posicionamento. Ela tem um filho a quem chama de Samuel, ele é consagrado e dedicado ao Senhor e se torna um grande profeta. Deus abençoa ainda mais esta mulher e lhe dá mais 5 filhos.
- 1 Samuel 2:18-21   

Muitas situações acontecem em nossas vidas e nos faltam respostas, mas quando nos posicionamos diante do Senhor em amor e total dependência não vivemos apenas o milagre emergencial, mas a plenitude de uma vida frutífera em sua presença. Deus quer curar o nosso interior, tirar toda amargura e quebrar toda a esterilidade de nossas vidas.



A palavra do Senhor seja liberada sobre vossas vidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário