segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DEUS ESCOLHE OS QUE NÃO SÃO


        
- 1 Coríntios 1:18 - 31
         O resumo da pregação e da confissão de nossa fé é uma loucura para o conhecimento deste mundo. A mensagem da cruz não é entendida para os que caminham para a perdição, mas para nós que estamos no caminho é poder de Deus. Esta loucura de Deus, este poder da palavra da cruz é mais sábia do que o maior conhecimento deste mundo. Mais sábio do que a invenção da cura de uma doença, do que a criação de súper máquinas que substituem o trabalho de  dezenas de homens, do que a tecnologia que leva o homem à lua ou até outro planeta. A loucura de Deus supera toda esta sabedoria.
         A vontade do Senhor é que todos os homens o conheçam e alcancem salvação. Mas Ele escolhe algumas pessoas para se lançarem e carregarem como sentido de suas vidas a pregação desta mensagem da cruz. Pessoas que abrem mão da lógica deste mundo, da busca “natural” que impulsiona a vida de um ser humano, e compreendem que em Cristo Jesus encontramos a razão de nossa existência.
         Mais quem são estas pessoas chamadas por Deus para a pregação desta mensagem? No texto de 1 Coríntios a palavra diz que Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias, as coisas fracas para envergonhar as fortes, as coisas humildes e desprezadas, as que não são, para reduzir as que são. Na grande parte da história, Deus não chama muitos sábios, muitos poderosos para serem seus mensageiros. Quando Jesus chama os seus doze discípulos, Ele não escolhe doze autoridades religiosas, doze mestres na palavra, pessoas de raiz nobre. Pois estas pessoas estavam cheias de si. Ele escolhe pessoas que muito provavelmente não escolheríamos para liderar uma célula, ou para serem nossos ajudadores em uma missão evangelística. Mas estas pessoas que não são nada, que estão esvaziadas de si mesmas, que Deus chama para cumprir os seus propósitos.
         Quem eram estes homens antes da chamada?
         A maioria dos apóstolos eram da região de Cafarnaum, que era conhecido como Galiléia dos gentios, e era desprezada pelos judeus. Dentre os doze homens, haviam pescadores, um coletor de impostos, pessoas sem passado religioso. Que enquanto andavam com Cristo demonstravam suas limitações, insegurança, medos, mas que abandonaram suas vidas e se dispuseram a aprender com o Mestre.
         Se os currículos destes homens fossem encaminhados para analistas, como candidatos a transformar o mundo, talvez Jesus recebesse esta avaliação:
         Obrigado por nos ter submetido os currículos dos 12 homens que você considera adequados para ocuparem posições de liderança em sua nova organização. Todos eles foram submetidos à nossa bateria de testes, cujos resultados foram analisados por meio dos nossos sofisticados computadores. Nós também providenciamos entrevistas pessoais de cada candidato com o nosso psicólogo e com o nosso consultor de aptidão vocacional.
         É nossa opinião unânime que a maioria desses candidatos não possui qualificações para o tipo de empreendimento que você pretende. Portanto, recomendamos que você continue a procurar pessoas experientes e com habilidade e capacidade comprovadas para a liderança.
         Nós descobrimos que Pedro é emocionalmente instável e tem um temperamento explosivo. Ele parece muito impulsivo para estar numa posição de supervisão. André não apresenta absolutamente nenhuma qualidade para a liderança. Os irmãos Tiago e João colocam os interesses pessoais acima de sua lealdade ao grupo. Eles parecem ser impacientes com os outros. Devido a essa impaciência e ambição, um dia eles poderiam tornar-se empregados descontentes.
         Tomé demonstra uma atitude questionadora que poderia levá-lo a um ânimo enfraquecido. Nós sentimos que é nosso dever dizer a você que Mateus consta da lista negra das Repartições Públicas da Grande Jerusalém.
         Por fim, há um dos candidatos que mostra grande potencial. Ele é um homem de habilidade, esforços e ambição. Nós recomendamos Judas Iscariotes como seu líder geral e braço direito. Todos os outros perfis são óbvios.
         Atenciosamente,
         Consultoria Gerencial Jordão, Jerusalém
         Trecho retirado do livro – A igreja que abala o mundo

- Atos 4:13
         Estes homens que não tinham nenhuma característica de assumirem tais responsabilidades são chamados por Jesus, e depois de andarem com Ele, testemunharem a Sua ressureição, são transformados pelo Espírito Santo e são levantados em homens que transformaram o mundo, o colocando de ponta cabeça (Atos 17:6).
         Nós precisamos nos esvaziar para sermos cheios do Espírito Santo, e andar na Sua dependência. Quando nos convertemos aceitamos tudo o que vêm de Deus, mas com o passar do tempo, muitos se enchem de si e do seu conhecimento e deixam de ser guiados totalmente pelo Espírito. Quando achamos que somos algo, Deus deixa de ser Deus em nossas vidas.
         O nosso conhecimento e “achismos” desaparecem diante da Palavra e vontade de Deus. O orgulho não deve entrar em nossos corações, pois ele traz uma inevitável queda. (Prov. 16:18). Devemos ser quebrantados por Deus e ter um espírito ensinável.
- 1 Coríntios 8:1-3
         Deus levanta os que não são. Quem eram os valentes de Davi? Homens endividados e amargurados de espírito. Será que Paulo tinha característica para dar a sua vida por Cristo?
- Atos 1:8
         Quando recebemos o Espírito de Deus, não é para termos sensações, emoções, mas é poder para pregarmos o Evangelho e buscar viver à imagem e semelhança de Cristo. O poder de Deus se aperfeiçoa em nossas fraquezas (2 Coríntios 12:9-10), Paulo declarou isto, pois suas dificuldades traziam a condição de gloriar-se somente em Jesus Cristo, e não em si mesmo.
         Deus nos levanta para dependermos Dele, nós nada somos, nada sabemos, nada podemos em nós mesmos. Mas guiados pelo Espírito podemos abalar esta terra e escrever a história do Senhor em nossos dias, para honra e glória do Seu Santo Nome.
        


Eu nada sou, dependo exclusivamente do Espírito Santo.

4 comentários: