terça-feira, 26 de abril de 2011

Páscoa


Texto: Êxodo 12:01-28

Hoje como sabemos é o dia da comemoração da páscoa, onde as famílias se reúnem na hora do almoço para comer o famoso bacalhau, onde as crianças esperam ansiosamente pelo seu ovo de páscoa, enfim...A páscoa, como tantas outras festas bíblicas “comemorativas” têm deixado espaço para a reflexão e preocupação de outras coisas além de seu verdadeiro simbolismo, onde a maioria das pessoas estão preocupados em comprar o ovo de páscoa com o brinde dentro para as crianças, ou o ovo trufado, ou estão atrás do melhor bacalhau para o almoço, e por quantas vezes somos levados por estes tipos de preocupações e nos esqueçemos, deixamos em 2º plano o verdadeiro significado da páscoa, que vai muito além de ovos e coelhos e bacalhau.

Páscoa é a comemoração da ressureição de Cristo e é dada como um memorial de que um dia pelo sacrifício de Jesus fomos tirados de baixo da escravidão do pecado e por isso hoje somos libertos.

Segundo o Novo Testamento, Cristo é o sacrifício da Páscoa. Isso pode ser visto como uma profecia de João Batista, no Evangelho de João: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29) e uma constatação de Paulo "Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado." (1Co 5:7).
Jesus Cristo então é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus que foi imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado.
Como Jesus ressuscitou num Domingo, surgiu a prática de os Cristãos se reunirem aos domingos (literalmente, Dia do Senhor), e não aos sábados, como fazem os judeus (sabbath).

Embora o nome Páscoa derive da palavra hebraica PESSACH (= passagem), a festa cristã da páscoa que conhecemos hoje está muito longe do Pessach descrito na bíblia.

Segundo os costumes modernos da páscoa que conexão tem colombas pascais, ovos de chocolate e coelhos com a ressurreição de Jesus o Messias? Obviamente que a resposta é: Absolutamente nada!

Hoje vamos conhecer o verdadeiro significado desses simbolismos que são tão celebrados na páscoa de hoje, mais para isso precisamos saber a origem da páscoa romana.

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra à uma deusa chamada Ostera que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos.
Tinha ligação também com uma deusa chamada Ishtar que tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.
Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no começo do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa.

A origem moderna da "Colomba pascal", um bolo feito em forma de cruz, é suficientemente explicada em Jer. 7:17-18; Porventura não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.

O hábito de dar ovos de verdade também vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.
Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Tentar roubar a glória de Deus é a luta constante do diabo e, para tal, usa dos mais diversos meios. Em relação ao mover libertador de Deus (páscoa), o inimigo apresentou ao mundo uma série de costumes e práticas pagãs, que imediatamente foram cristianizadas e incorporadas. Para comemorar a Páscoa, Coelhos e ovos de chocolate! Muitos desconhecem ou desconsideram a simbologia que os sustentam; são várias lendas, todas apontam para o fato de serem instituídos para louvor dessa determinada divindade; isto é o suficiente para que sejam eliminadas do arraial dos santos.
O diabo chegou ao extremo de colocar um coelho, animal listado entre os impuros, lado a lado com os porcos e outros. “Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.” Lv 11.6 , como representação do Senhor Jesus (o cordeiro).

É tempo da igreja de acordar para a voz do Espírito Santo e permitir a sua ação, limpando o acampamento, para que haja paz no meio do arraial. Fechar as porta para o diabo e suas estratégias, santificar as nossas casas e as nossas vidas com o sangue do cordeiro é uma ordem do Senhor Deus.

PÁSCOA É TEMPO DE RECOMEÇO!!!
Com a páscoa entende-se também o início de novos rumos, de uma nova caminhada em direção a uma vida consagrada e santificada no altar do Senhor, pois a primeira páscoa foi instituída no mês de Nisã, que era o primeiro mês do calendário sagrado dos Judeus, era o início de tudo, A PÁSCOA É O INÍCIO DE UMA NOVA VIDA COM O SENHOR.

Vemos em Êxodo que a páscoa foi instituída por Deus para o seu povo, Israel, e que ela deveria ser celebrada continuamente pela congregação, vemos Jesus junto com seus discípulos celebrando a páscoa. (Mateus 26:17 – 20) e nós como Israel espiritual do Senhor, também devemos celebrar a páscoa espiritualmente não só por um dia do ano, mais devemos nos lembrar todos os dias de que um dia o Senhor também nos tirou da escravidão do Egito e nos trouxe para a sua maravilhosa luz.

Hoje é dia de fazermos a nossa travessia, a nossa passagem de um estado de conforto e de escravidão para a liberdade para a qual o Senhor nos chamou.

Muitos de nós ainda estamos presos em determinadas prisões, onde o pecado ainda domina em algumas áreas das nossas vidas, precisamos lançar mão do pecado que tanto nos escraviza e não conseguimos dominar para que possamos viver a liberdade que Cristo nos proporcionou com o seu sacrifício naquela cruz.
Nós, os servos de Deus, fomos alcançados pela Sua misericórdia e libertos da escravidão do pecado.
 Romanos 6:17-23

Vivemos nesta terra como retirantes estrangeiros, aguardando o momento de partimos em definitivo para a pátria celestial e estarmos eternamente com o Rei dos reis. Nesta jornada em direção aos céus é muito importante manter-nos isentos das práticas e costumes comuns ao homem natural e firmes na obediência à vontade de Deus; superando as muitas lutas, tentações e provações.

O Senhor afirma: “... o mundo inteiro está debaixo do poder do diabo.”(1Jo 5.19)

O diabo têm governado este mundo e dita as regras, os resultados comprova-se na falta de amor e nas barbaridades que os homens cometem entre si; nas loucuras praticadas contra Senhor; e na igreja que aos poucos vai assimilando e cristianizando práticas pagãs, é o inimigo minando as forças, afastando o homem do Senhor.

A Páscoa é uma comemoração muito importante na nossa vida, ela é sinônimo de libertação, de passagem, de um novo tempo nas nossas vidas, tempo de viver o que Deus sonhou e planejou para nós, mais para isso, precisamos antes nos purificar dos nossos pecados, precisamos ser marcados com o sangue do cordeiro.

É tempo de recomeçar, nada está perdido, com Deus, nunca é tarde demais para um recomeço. O Senhor é longânimo e cheio de misericórdia. Ele têm uma nova história para aqueles que entregam as canetas de suas vidas nas mãos dele. Ele tem uma vida não de escravidão, cheia de regras, de isso pode e isso não pode fazer, uma vida com Deus é muito mais do que religião, é muito mais de usos e costumes. Viver uma vida com Deus é ter uma vida em abundancia, onde o pecado não mais te domina, onde as fraquezas desse mundo não mais te dominam, onde você é livre para fazer a sua escolha de vida onde só há duas opções, uma vida em abundância ou uma vida amargurada, uma vida de solidão, uma vida vazia, sem propósito.
Hoje o Senhor está te dando a oportunidade de viver uma nova vida ao lado daquele que te chama para a sua maravilhosa luz.
È tempo de deixar de ser escravo do pecado, escravo dos seus sentimentos, escravo de homens, hoje o Senhor te chama para a liberdade.

Porque se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!

Deus Abençoe!   
Pra Potira Freitas    

Um comentário:

  1. toda postagens q é colocada eu leio e fico admirada muito bom .sempre profetizar a verdade ,geral deveria ter um tempo e ter a vontade de aprender a verdadeira historia e buscar a Jesus !!! mas é isso fica na paz

    ResponderExcluir