quarta-feira, 4 de maio de 2011

A CRUZ DE CRISTO



- Marcos 8:34
         A palavra cruz aparece diversas vezes na bíblia. Algumas vezes para descrever a cruz de madeira onde Cristo foi crucificado, em outros casos uma condição, disposição necessária para realização de algo. Em Mateus 10:38, Jesus também diz ser necessário tomar nossa cruz para o seguirmos. Mas o que Ele quiz dizer com isto?
         Se pegarmos o contexto desta passagem, Jesus está falando sobre lutas e dificuldades que sofreríamos por amor a Ele. Se estamos dispostos a serví-lo devemos sim tomar nossa cruz, nos prepararmos para qualquer situação sem jamais abandonar nossa fé.

- Gálatas 22:19-20
         A cruz é o lugar onde morremos com Cristo, está relacionada a renúncia de nossa própria vida, afim de que Cristo viva em nós.
- 2 Coríntios 5:14-15
         Jesus morreu por todos, para que não vivamos mais por nós mesmos, mas sim por Ele, que ressuscitou dentre os mortos.
         Hoje pouco se fala na cruz. A preocupação maior está na satisfação própria, nas bençãos desejadas, naquilo que desejamos resolver em nossas vidas. Mas a nossa morte na cruz com Cristo é fundamental para uma vida verdadeira com Jesus.
         Mas Jesus não só disse para tomarmos a cruz, ele também a tomou, mas de forma física e muita dolorosa. O signficado de sua morte na cruz é a essência da nossa pregação. Não há nada mais profundo, mais poderoso ou libertador do que a morte de Jesus.
- 1 Coríntios 15:3 / 2:2 / 1:18
         O sacrifício de Cristo na cruz nos trouxe libertação de nossos pecados e o centro do plano de redenção de Deus para o homem está na morte de Jesus. Quando pregamos a morte de Jesus nos trazendo vida, isto é encarado loucura para aqueles que não experimentaram a experiência de conhecer profundamente este amor. Pois a cruz é a manifestação do maldade do homem, mas do amor de Deus.
            Não há adoração sem cruz, não vida com Deus sem cruz, não há salvação sem cruz, não há santificação sem a cruz de Cristo, pois lá foi vertido o sangue do Cordeiro que nos lava do pecado.
         Mas a cruz em si, como objeto, não traz um poder místico, de libertação. Portanto carregar um crucifixo, ter uma cruz em nossa casa, fazer o sinal da cruz, isto não trará salvação nenhuma. Demônios não se submetem a uma cruz, mas sim a Jesus que morreu e venceu na cruz.
         O mundo tenta anular a morte de Cristo, trazendo outras versões da sua história. Que se casou e mudou para a Índia. Que não havia morrido e saiu do túmulo. Que não foi crucificado. Tudo isto para tentar anular a verdade de Deus, para acabar com o sacrifício único e suficiente que Jesus realizou.
         A pregação do evangelho não pode ser maquiado. Jesus morreu na cruz para nos salvar e nos libertar. A cruz de Cristo não pode ser anulada.
- 1 Coríntios 15:13-19 / 1:17

         Jesus pagou um alto preço na cruz e muito se discute quem seriam os culpados pela sua morte. A resposta é EU e VOCÊ. Jesus morreu pelos nossos pecados, foi para nossa salvação que ele sofreu dura morte. A morte de cruz era a mais cruel das mortes na época, reservada para os maiores infratores e por esta morte Jesus se entregou.
- 1 Pedro 2:21-25 / Filipenses 2:6-8

         Jesus foi açoitado, humilhado, cuspido, colocaram em sua cabeça uma coroa de espinhos, colocaram em seu corpo que estava sangrando, um manto. Pregaram suas mãos e pés e ele sofreu imensa dor. Na cruz para poder respirar era necessário apoiar-se em seus pés pregados. Para pronunciar as palavras que disse na cruz, precisava fazer este grande esforço. Inclusive a frase pedindo que Deus perdoasse os homens que faziam aquilo.

         Conhecer a história de Jesus somente, saber histórias descritas na Bíblia,  não trará salvação a niguém, não livrará a alma de ninguém do inferno. É preciso passar pela cruz. É preciso crer no sacrifício de Jesus e aceitar como o único e suficiente ato de remissão de nossos pecados.
         Se um cristão não tiver a cruz de Cristo como o centro de sua fé, viverá em uma vida inconstante, pois a todo momento encontra justificativas para ser abalado e enfraquecido. Precisamos nos lembrar da cruz e anunciar a morte de Jesus, até que Ele venha (1Coríntios 11:26). Nisto está baseada nossa fé, esperança e motivação, na morte e ressureição do nosso Senhor.


Vamos passar pela cruz de Cristo!!!
Pr Tarcisio Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário