quinta-feira, 23 de junho de 2011

NÃO TEM CORÉ CORÉ

 

Existe uma expressão um pouco antiga, que talvez alguns já tenham ouvido falar: “Não tem coré coré”, o significado dela é maios ou menos “não tem pra ninguém, não tem mais o que falar”. Mas a Bíblia registra a história de um homem chamado Coré, que se levanta como um rebelde no povo de Israel, contra Moisés e Arão. Então para este homem ou sentimento e atitude de rebeldia não devemos dar nenhum espaço em nossas vidas ou na igreja. Que não venha em nossas vidas esta malignidade que é a rebeldia, no reino de Deus realmente “Não tem Coré Coré”.

- Números 16:1-19
         Coré (ou Corá) pertencia a tribo sacerdotal de Levi. Era membro da família de Coate e tinha entre suas funções no tabernáculo o transporte dos objetos sagrados, como a arca. O trabalho exercido por sua família era apenas um pouco abaixo da função dos sacerdotes. Mesmo assim não contente com sua função ele se levanta contra Moisés e Arão, a fim de lhes tirar a autoridade. Acusando que eles faziam abuso da autoridade que Deus lhes havia dado, e que todo o povo podia exercer as funções sacerdotais, pois também eram santos.
         Este homem tinha uma grande influência sobre o povo, pois levanta consigo 250 homens renomados, líderes, eleitos pelo povo, entre eles Datã, Abirão e Om. Tamanha era a falta de reverência e temor que tinham aquilo que foi estipulado por Deus, que eles reclamam do deserto que Moisés os havia levado e chamam o Egito de terra que mana leite e mel, de maneira sarcástica.
         Estes questionavam a autoridade de Moisés e Arão, mas esta não foi levantada por homens mas por Deus. O próprio Moisés relutou para aceitar o chamado de Deus. Moisés então leva o problema a Deus em oração e propõe que Arão e os 250 homens tragam incenso perante o Senhor, para que Deus mostrasse quem era o seu indicado para tal serviço.
         Ainda hoje enfrentamos no corpo de Cristo problemas como este de Coré. Pessoas que se levantam contra autoridades instituídas por Deus e com sentimentos facciosos inflamam o coração de outras pessoas, levando a uma  oposição desnecessária. Uma pessoa inflamada pela rebeldia fica cega, como se estivesse enfeitiçada não recebe mais nada do que Deus fala e faz, mas procura motivos para se opor contra a sua autoridade.
- Romanos 13:1-2 / 1 Samuel 15:22-23
         A Bíblia não diz que algumas autoridades, que aqueles que concordamos são instituídas por Deus, mas todas. Tenhamos cuidado em nos opor, principalmente as coisas santas. É também compara o pecado da rebeldia com o da feitiçaria, para mostrar a gravidade que tem esta posição, que nos afasta do relacionamento com Deus. Muitas pessoas querem construir algo pra Deus debaixo de rebeldia, querem exercer a autoridade que pensam ter sem se submeter as autoridades que lhes foram concedidas. Não chegarão a lugar nenhum, pois quem está debaixo de rebeldia não ouve a voz de Deus, mas é movido por seu sentimento de divisão.
         “Mas o que importa não é agradar a Deus do que os homens?” Muitos fazem mal uso deste versículo, pois nos importa sim agradar mais a Deus, quando os homens se opõe aquilo que é de Deus. Mas isto não quer dizer que não devamos nos submeter a autoridades ou sermos agradáveis as pessoas. Pelo menos tentarmos ensinar a verdade aqueles que ainda não compreenderam.
- 2 Timóteo 2:24-26
        
         Podemos pensar em relação a submissão que o homem também é falho, inclusive a autoridade humana. Sim, com certeza, e como homens de Deus maduros devemos saber compreender isto, que todos somos pecadores e sujeitos a erros, inclusive os apóstolos, pastores, líderes, profetas. Mas qual é nossa atitude diante das situações: a oração, o jejum, a misericóridia. Ou o questionamento, a acusação, a fofoca. Vamos refletir se estamos nos preocupando com a saúde do corpo de Cristo ou se estamos contaminados por um sentimento rebelde. A rebeldia começa com um descontentamento, com questionamentos, reclamações, até virar um ressentimento, amargura que leva a ter uma atitude rebelde.
- Tiago 3:13-18
         O sentimento faccioso é uma obra da carne (Gálatas 5:20) e conforme a palavra é terreno, animal e demoníaco. O diabo sabe que ele não tem poder diante de uma igreja unida, voltade para um só propósito que é Jesus Cristo. Por isto ele investe tanto na divisão da igreja. Semeia tantas contendas, fofocas, discussões, divisões de pensamentos e opiniões. Jesus nos adverte que a casa dividida não prospera (Mateus 12:25), por isto devemos andar unidos. A igreja de Cristo precisa se unir, independente de suas divergências teológicas, administrativas, temos algo que nos une que é a salvação em Jesus Cristo.

- Números 16:20-40
         Todo o povo foi contaminado por Coré e foi à porta da tenda ver o que iria acontecer. E realmente acontece algo digno de filme. A glória do Senhor aparece a toda a congregação e Deus diz o que iria fazer diante da congregação. O povo se prostra diante de Deus com medo daquilo que iria acontecer. Então o Senhor diz a Moisés que iria consumir a todos estes homens que o desprezaram. Então a terra se abre e traga a Coré, todos os seus homens e seus bens. Sai também fogo procedente do Senhor e consome os 250 homens que oferecem incenso.
- Números 16:40-50
         No dia seguinte, mesmo depois do ocorrido, o povo murmura contra Moisés e Arão, dizendo que tinham matado o povo do Senhor. A glória do Senhor apareceu novamente e o Senhor prediz a morte de toda a congregação. Moisés fala a Arão que faça expiação diante do Senhor. Ele se põe de pé entre vivos e mortos, se colocando entre Deus e os homens e a praga cessou. Mesmo assim morreram por causa da rebeldia de Coré, 14.700 pessoas.
- Números 26:10-11
         O Senhor demonstra sua misericórdia ao poupar a vida dos filhos de Coré. Mesmo com a rebeldia do pai, eles não se contaminaram e não se juntaram neste grupo de 250 homens que se rebeleram. Eles continuaram a exercer serviço no tabernáculo, foram porteiros, guardas do templo, ministros, cantores (1 Crônicas 6:31-37 / 9:17-19). Alguns salmos da Bíblia também são atribuídos aos filhos de Coré, entre eles o Salmo 84, que mostra o zelo que tinham pelo Senhor e demonstra o agradecimento que tinham pela misericórdia concedida por Deus, preferindo estar à porta da Casa de Deus, do que permanecer nas tendas da perversidade (Salmo 84:10).
         Deus tem para aqueles que desejam o servir a honra, a vida eterna. Ainda que tentem nos influenciar com sentimentos malígnos, permaneçamos firmes e submissos a Deus e a sua vontade. Pois é Ele quem levanta, e é Ele quem derruba, conforme Sua vontade. Ao Senhor pertence o julgamento, a nós cabe nos submetermos a sua vontade e andarmos em unidade com o Seu povo, para glória do Seu santo nome.

Quero me submeter a vontade de Deus!
Pr Tarcisio Freitas

Um comentário:

  1. Sou pastor, Cometi algumas injustiças com meus apóstolos, os acusei injustamente e repassei a idéia, meu apóstolo me perdo-ou, não me lemro na bíblia de algum caso de um rebelde sendo perdoado? existe esperança?

    ResponderExcluir