quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO



Se existe algo que devemos cuidar e proteger em nossas vidas é o nosso coração. Ele precisa ser bem cuidado, protegido, pois recebemos os mais diversos ataques e quando ele esta vulnerável é alvo certo para estes dardos inflamados.
         A maneira como está o nosso coração é apresentada diante de Deus. Pois o Senhor não vê a aparência, mas ele sonda e esquadrinha o coração do homem. A palavra de Deus discerne os propósitos do nosso coração. Muitas pessoas, mesmo crendo em Deus, servindo na obra, estão com corações feridos, contaminados, machucados, inflamados e muitos permitem que a vida seja levada desta maneira. Mas o coração é o centro da vida e se não cuidarmos bem dele podemos morrer em nossas próprias obras.
- Salmos 24:3-5 / 51:10-13
         Estes salmos demonstram a necessidade de termos um coração tratado, puro e íntegro para servirmos a Deus, realizarmos sua obra e recebermos a alegria da salvação. Conforme está o nosso coração serão as obras que produzimos. Do que estiver cheio o nosso coração disto falaremos. (Lucas 6:43-45).
         Se não cuidarmos bem do coração físico teremos pouco tempo de vida. Assim se ele não for cuidado nas nossas emoções, na alma, podemos sofrer uma parada cardíaca espiritual. O próprio texto de Provérbios 4 que motiva a cuidar do coração nos dá dicas de como cuidar bem dele.
- vers. 18-19 – Devemos andar sempre na luz, não desviarmos para as trevas. Para que os nossos caminhos não sejam em tropeços, em inconstância, em desânimo.
- vers. 20-22 – Ouvir atentamente a palavra de Deus e guardar no íntimo de nossos corações. Como Jesus diz em João 14:21 “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama.”
- vers. 24 – A nossa boca, o nosso falar devem ser controlados pelo Espírito Santo. Uma pessoa que fala mal de outras, blasfema, diz palavras torpes, profere palavras de maldições, ela adoece. A língua tem poder de contaminar todo o corpo (Tiago 3:2-6). Devemos ser tardios ao falar, pois aquele que abre muito a boca se destrói. (Prov. 13:3). Devemos guardar aquilo que falamos e ouvimos, pois o falar de muitos é como um veneno mortífero, que se não for exterminado tem um endereço certo, nosso coração. O nosso falar deve ser para edificação. (Efésios 4:29).
- vers. 25 – O coração é facilmente atingido por aquilo que vê. Vigiemos naquilo que estamos olhando, pois se nossos olhos forem bons todo o nosso corpo terá luz. (Mateus 6:22).
- vers. 26-27 – Por onde temos andado? Aonde temos percorrido? Deus tem se alegrado de onde temos ido? Que o nosso andar não seja guiado pelo desejo de nossas carnes, mas conduzido pela voz do Senhor.
         Estes são segredos da Palavra para que o nosso coração não seja endurecido, mas fortificado com graça, seja saudável e produtor de vida. Deus quer trabalhar o nosso coração, se preciso fazer um transplante e nos dar um novo coração.

- Ezequiel 11:19-20 / 36:26-27
         Estas passagens do livro de Ezequiel falam da restauração de Israel, e algo necessário para que isto aconteça é que recebam um novo coração. Que seja trocado o coração de pedra por um coração de carne. O significado disto é de não ter um coração duro para aprender e seguir os mandamentos de Deus, mas sim ter um coração flexível e um espírito ensinável. Para sermos totalmente restaurados por Deus precisamos receber um novo coração e Ele quer nos dar isto.
         O coração é um lugar especial, criado por Deus, local escolhido para gravar a sua lei. O testemunho daquilo que Deus fez em nossas vidas está escrito em nossos corações, cravados em nossas vidas, de maneira que ninguém pode apagar. (2 Coríntios 3:2-3).


Dai-me um novo coração que produz vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário