terça-feira, 6 de setembro de 2011

CULTURA DE REINO



- Romanos 12:1-2
         A nossa vida é a maior oferta que entregamos a Deus como sacrifício vivo. Todos os dias devemos nos oferecer ao Senhor, para que a Sua vontade se cumpra em nós, para que sejamos instrumentos em Suas maos e cumpra o Seu realizar nesta terra. O mundo ao qual vivemos está controlado por um sistema que rege as vidas das pessoas. Um sistema que não é político, é um modelo governado pelo diabo, que implanta seus desejos, vontades e cultura na sociedade.
         A palavra cultura está relacionada com agricultura, no latim “colere” significa cultivar. Este princípio de cultivo está associado com o sentido mais comum desta palavra. A cultura é aquilo que está “plantado” na sociedade e vai ditando seu modo de viver e interagir. Desde as artes, os costumes, as leis, as crenças, a cultura determina o que é aceitável e praticável no mundo.
         Em cada época nós vêmos a cultura ditando as roupas das pessoas, a música ouvida, o corte de cabelo. A intensidade da influência cultural em uma geração é tão grande, que traz um sentimento revolucionário, de transformação e mudança de rumo em todo o mundo. Um exemplo disto aconteceu na década de 60 com o auge da banda The Beatles toda uma geração passa a ser influenciada por eles. O poder de influência era tão grande que em uma entrevista John Lennon diz que eles eram mais populares que Jesus Cristo e que o Cristianismo iria acabar, diminuir e sumir. Esta geração dos anos 60 e 70 é um grande exemplo do que a influência cultural provoca no estilo de vida das pessoas. Outro acontecimento desta época foi o Woodstock, evento de música e arte, que tem como título a “paz e o amor”, mas que é símbolo de uma geração que buscava cada vez mais a sua “liberdade” através do sexo, drogas, abortos.
         Nos dias de hoje temos a forte influência da pornografia, do sexo ilícito. O mundo celebra o orgulho de ser homossexual, as músicas manifestam o desejo de prostituição, de adultério. Mas e a igreja onde está? Como ela se posiciona na sociedade?
         O texto de Romanos nos convoca a renovarmos nossa mente para experimentarmos na vida a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Nós somos chamados por Deus a manifestarmos aquilo que se manifesta em nós. A pregação do evangelho, a manifestação de amor a Jesus Cristo não deve ser uma obrigação, mas uma consequência de uma vida transformada. Não é algo que nos esforçamos para fazer, mas algo natural que sai de nós, pois estamos cheios disto. Devemos estar cheios do Espírito Santo, que produz vida, alegria, dons, talentos afim de manifestarmos nosso amor a Deus e nossa fé em Jesus, como estilo de vida, pois Jesus se manifesta em nós. (João 14:16-21).

- Êxodo 31:1-11
         Em meio a diversas orientações para a construção do tabernáculo, o Senhor chama a Bezalel e Aoliabe e os enche do Espírito, potencializa os talentos e habilidades que tinham para realizarem trabalhos específicos na obra. Foram chamados para elaborarem desenhos, trabalhar em ouro, prata e bronze, lapidarem pedras, tecerem as vestes sacerdotais entre outros serviços. Esta é uma das passagens mais antigas que registra que é uma pessoa é cheia do Espírito de Deus. Houve um cuidado especial de Deus, uma unção específica para realizarem a arte do tabernáculo.
         Deus potencializa e derrama sobre seus filhos dons, talentos e unção para a realização de tarefas que glorifiquem o Seu nome. Mas precisamos mudar nossa mentalidade para vivermos uma nova realidade, uma verdade de adoração para gerar influência na sociedade, na vida das pessoas. Trazendo uma nova perspectiva, levando luz aonde há trevas.
- 2 Coríntios 4:1-6

         Devemos ter uma nova mente para implantar uma cultura de Reino. Enquanto a igreja se preocupar apenas com as coisas “religiosas” o diabo vai tomar conta do resto, da música em geral, da política, da educação, das artes, da mídia. Algumas atitudes e motivações precisam ser transformadas de acordo com a Palavra de Deus:
- Não podemos apenas ser críticos diante do que vêmos no mundo. Precisamos ter projetos, precisamos trabalhar, nos envolver nas obras ministeriais para que as coisas sejam mudadas;
- Devemos ter visão de Reino. Ter esta visão é enxergar a atuação divina não apenas dentro da igreja, nos cultos, na escola dominical. Precisamos perder esta visão religiosa. Chega de superficialidade, precisamos de um evangelho que penetre na sociedade, que transforme vidas, que mude cidades, regiões, países. A igreja tem em suas mãos a autoridade, a chave do reino dos céus. (Mateus 16:19).
- Temos que agir como corpo. Cada um terá um propósito diferenciado e uma importância de atuação. Isto não faz de ninguém menos importante por não realizar a mesma tarefa que a minha. Por isto não devemos menosprezar, desmerecer ou invejar o que o outro faz. Se é para a glória a Deus estamos unidos em um mesmo propósito. (1 Coríntios 12:12).
- Precisamos perder a mentalidade de que para Deus podemos fazer as coisas de qualquer jeito. Com certeza o que agrada a Deus em adoração é o nosso coração prostrado diante Dele. Mas isto não anula que devemos investir no nosso dom, chamada ou sonho. Podemos e devemos estudar, buscar a excelência, fazer o melhor para Deus, sem perder a essência de uma vida de adoração. Entregar sempre o melhor para Deus e nunca algo relaxado.
- A religiosidade deve ser quebrada, quando algo bom é feito para Deus muitos julgam como algo errado, com visão apenas de negócio. Infelizmente isto acontece muito, pessoas que encontram no “mercado gospel” uma grande oportunidade ganhar dinheiro. Mas isto não impossibilita o fazermos algo bom, com o melhor para louvor do Senhor. O mundo não poupa investimento para matar vidas, a igreja deve ser mais eficiente para salvar estas vidas que estão se perdendo.
- Não podemos ter como objeto de adoração a obra feita por pessoas ou os artistas que admiramos. Assim éramos no tempo da ignorância, quando tínhamos o sentimento de “tietes”. Hoje o que fazemos é glorificar a Deus por usar a vida da pessoa. (Atos 17:29-30).
- Quantas vezes não temos gasto todo o tempo de nossas vidas em função da nossa ansiedade, do nosso desejo de ter, de consumir. Buscamos estudar, trabalhar apenas para suprir nossas vontades. A palavra do Senhor nos exorta a descansarmos, pois Ele suprirá as nossas necessidades. Ele não quer dizer que não devemos estudar, trabalhar, mas devemos buscar o Reino Dele antes de todas as coisas. Podemos ser usados por Deus no trabalho que Ele quer nos dar, na faculdade que Ele quer nos colocar, no lugar de honra que podemos ter. Tudo deve ser sempre para que o nome de Jesus seja glorificado. Não devemos ter medo, pois Deus se agradou em nos dar o seu reino. (Lucas 12:29-34).
         A igreja deve se levantar, buscando os ideais do Senhor. Existem vidas sedentas em conhecer a Deus, que precisam ser influenciadas pelos filhos da luz. Que são aqueles que foram transformados pelo evangelho de Jesus Cristo. Vamos implantar a cultura do Reino nesta geração.


Que venha o Teu Reino sobre nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário